Para atender as cidades afetadas pelas chuvas que caem no Estado nos últimos dias, sobretudo no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata, o governo estadual disponibilizou 100 milhões de reais. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara no início da noite deste domingo durante coletiva realizada na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no bairro de Santo Amaro, área central da capital.
Esse dinheiro do tesouro estadual servirá para ações emergenciais, de assistência social, busca e salvamento e de infraestrutura. Cada prefeitura deve apresentar as suas demandas ao governo estadual. Os recursos estarão disponíveis já nesta semana.
Até agora 14 cidades decretaram situação de emergência por causa das chuvas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.
Com o decreto de situação de emergência os municípios atingidos podem acessar os recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.
"Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e os trabalhos de buscas de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que nossas equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada", afirmou o governador.
Segundo a Secretaria de Defesa Social, atualizados às 18h deste domingo, o número de pessoas mortas em consequência das chuvas atingiu 79. Além disso, há o registro de 3.957 pessoas desabrigadas, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, regiões mais atingidas pelas chuvas.