O Recife confirmou na noite desta segunda-feira (30) o total de 3.640 pessoas desabrigadas e desalojadas na cidade após as fortes chuvas. Cinco, continuam desaparecidas. O número de mortes de moradores da capital, que ontem estava em 19, subiu para 37. Ao todo, foram resgatados 40 corpos, entretanto, três ainda não foram identificados como de moradores da cidade.
- CHUVA EM PERNAMBUCO: moradores de Tejipió esperam poder público para retirar entulhos das ruas
- CHUVA EM PERNAMBUCO: pernambucanos poderão sacar até R$ 6.220 do FGTS; saiba como será
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: falta de infraestrutura contribui para deslizamentos de barreira no Grande Recife, apontam especialistas
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Apac renova alerta para esta terça-feira (31)
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Mais um dia sem aulas presenciais nas escolas municipais de Recife e Olinda
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Estado soma mais de 6 mil desabrigados e governo não atualiza o número de mortos, nesta segunda-feira (30)
O Recife está com 34 equipamentos funcionando como abrigos temporários, sendo 17 escolas e creches municipais. Até o momento, foram registradas 115 ocorrências críticas, especialmente nas comunidades de Jardim Monte Verde, Milagres, Sítio dos Macacos e CAIC Barro, desde o último sábado (28).
“Estamos junto das famílias que perderam seus bens, seus móveis e estamos criando um plano específico de apoio. Essa chuva foi a maior dos últimos 50 anos da cidade. A gente sabe que tem lugar que alaga com frequência, mas essa chuva chegou a locais que nunca deu água no Recife. O nosso foco inicial foi salvar vidas, corremos para os morros para tirar as famílias que estavam em riscos, montamos abrigos e estamos coletando doações", disse o prefeito João Campos.
Mortes em Pernambuco
Nesta segunda-feira (30), o governo de Pernambuco optou por não divulgar um novo balanço dos estragos causados pela chuva que vem castigando fortemente a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. O número de desabrigados, entretanto, aumentou. Segundo o secretário executivo de Defesa Civil, Leonardo Rodrigues, até esta noite estava em 6.170 pessoas. No último balanço os dados estavam em cerca de 5 mil.
Sem atualização, o número de mortes, divulgado oficialmente pelo Estado, ainda durante a manhã desta segunda-feira, é de 91 pessoas. O Corpo de Bombeiros, porém, confirmou o resgate de dois corpos ao longo do dia de hoje, o que eleva o total de mortes para 93. Os desaparecidos somam 26, segundo os últimos dados do governo do Estado.