Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
As chuvas que caíram no Recife e na Região Metropolitana provocaram estragos sem precedentes no Estado. Até o momento, a tragédia vitimou 127 pessoas e deixou outras 9.302 desabrigadas. E, como se não bastasse o trauma e o prejuízo de perder tudo, os moradores de Jaboatão dos Guararapes estão tendo de recomeçar tudo em meio ao caos e aos entulhos.
Mesmo após os bombeiros finalizarem as buscas em algumas comunidades que foram duramente atingidas pelas chuvas, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes ainda não mandou equipes de limpeza urbana e coleta de resíduos para retirarem os entulhos que ficaram nas ruas.
Nas imagens feitas pela equipe da TV Jornal é possível observar o cenário crítico e de extrema tristeza na comunidade Malvinas, uma das mais afetadas pelas chuvas. Na Rua Catende, em Jaboatão Velho, parece que passou um furacão... Todas as casas foram tomadas pela água.
>> MEMORIAL: nomes das vítimas das chuvas em Pernambuco 2022
OBJETOS AMONTOADOS
Com isso, a quantidade de lixo é imensa, misturado com objetos que foram retirados das casas com a força da chuva: colchão, cama, brinquedos, piscina plástica, roupa, sofá, cadeiras e vários móveis... Tudo entulhado com lama e barro. Uma completa sujeira e, até o momento, nenhum caminhão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes passou para recolher os entulhos e fazer a limpeza.
Equipe de limpeza
Procurada pela reportagem do JC, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que, desde a última segunda-feira (30), já recolheu mais de 12 mil toneladas de entulhos que se acumularam nas ruas em consequência das últimas chuvas. A equipe de limpeza é formada por 700 homens, 50 caçambas, 20 retroescavadeiras e 10 pás carregadeiras. Todo material recolhido é levado ao aterro sanitário, no bairro da Muribeca.