CHUVAS

CHUVAS EM PERNAMBUCO: sobe para 119.523 o número de pessoas desalojadas nas últimas duas semanas

Com novos deslizamentos nesta terça-feira (7), o órgão afirmou que o número de desabrigados também passou para 9.134

Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 07/06/2022 às 12:53 | Atualizado em 07/06/2022 às 14:31
TRAGÉDIA Jardim Monte Verde foi a localidade com o maior número de mortes - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

O número de desalojados em Pernambuco subiu para 119.523. Este é o balanço de 16 dias de chuvas em Pernambuco, segundo a Secretaria Executiva da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Com novos deslizamentos nesta terça-feira (7), o órgão afirmou que o número de desabrigados também passou para 9.134. 

Na manhã desta terça, a Codecipe registrou mais cinco deslizamentos de terra, sendo dois no município de Quipapá, um em Jaqueira, um em Tamandaré e um no Recife. Em Tamandaré, no Litoral Sul, a Coordenadoria de Defesa Civil informou ter retirado, com o auxílio de populares, cinco pessoas do local. No entanto, a prefeitura do município informou que sete foram socorridas, sendo três em estado grave.

No Recife, houve um outro deslizamento, fazendo quatro vítimas. Um adolescente morreu, segundo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. Lucas Daniel Nunes da Silva tinha 13 anos e faleceu em decorrência do deslizamento de barreira no Alto de Santa Terezinha, também na Zona Norte.

Chuvas continuam

Local de deslizamento de barreiras, Tamandaré foi a cidade que mais acumulou chuvas nas últimas 24 horas. A cidade foi seguida por Rio Formoso (118 mm), Recife (117 mm), Paulista (110 mm), Olinda (109 mm) e Jaboatão dos Guararapes (107 mm).

E as chuvas devem continuar, segundo a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Para o restante do dia, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, de intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.

Já no Sertão e no arquipélago de Fernando de Noronha, o tempo ficará parcialmente nublado a nublado, com chuva rápida isolada ao longo do dia, em intensidade fraca a moderada. A mesma previsão deve se repetir amanhã, nas referidas regiões.

Atualização de barragens

A Compesa atualizou a situação das barragens localizadas nas regiões Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Norte. Botafogo e Tapacurá seguem apresentando aumento no acúmulo de água, com 92,34% na primeira e 98,31% na segunda.

Há seis barragens com capacidade máxima na RMR: Várzea do Una (São Lourenço da Mata), Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), Pirapama (Cabo de Santo Agostinho), Sicupema (Cabo de Santo Agostinho), Utinga (Ipojuca) e Bita (Ipojuca).

Na Zona da Mata e Agreste, barragens importantes também registram incremento nos níveis de acumulação. O Prata alcançou 81,38%, Jucazinho teve leve aumento de 16,45% e Poço Fundo segue com 17,28%.

Além disso, há 12 mananciais com capacidade máxima de acumulação e vertendo: Inhúmas, Mundaú e Cajueiro (Garanhuns), Santana II (Brejo da Madre de Deus), São Jacques (Lajedo), Pedra Fina (Bom Jardim), Pau Ferro (Quipapá), Siriji (Vicência), Caianinha (São Joaquim do Monte), Orá/Cursaí (Paudalho), Tiúma (Timbaúba) e Tabocas/Piaça (Belo Jardim).

ESTRADAS 

Em decorrência as chuvas que continuam atingindo as Regiões da Mata, Agreste e Metropolitana do Recife, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) segue com monitoramento em suas rodovias estaduais e rodovias federais sob sua responsabilidade.

Região Metropolitana

Mata Norte

Mata Sul

A Defesa Civil também alertou para a continuidade das chuvas aumenta os riscos. Por isso, a população deve continuar atenta e seguindo as orientações das autoridades dos seus municípios. A Codecipe permanece atendendo 24h pelos telefones 3181-2490 e 199.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS