Os municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco sofrem com chuvas moderadas a fortes desde a quarta-feira (15). A precipitação provoca transtornos para a população, como enchentes, alagamentos, deslizamento de barreiras, entre outros.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta desde a quarta indicando risco de moderado a alto na região.
A cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas, até as 17h desta quinta (16), foi São José da Coroa Grande, com 165,09mm mm de precipitação.
Nos demais municípios, as chuvas registradas foram de 116,68mm em Água Preta, 98,24 mm em Xexéu, 96,87 mm em Gameleira e 88,85 mm em Palmares.
De acordo com o meteorologista Fabiano Prestrêlo, quando passa de 100 mm, a chuva já é considerada forte.
No monitoramento da Apac não consta quanto choveu em Barreiros. No entanto, no município, foram registrados doze deslizamentos de barreira, de acordo com a Defesa Civil.
Uma rua no centro da cidade precisou ser interditada devido a um dos deslizamentos, que deixou seis famílias desabrigadas e quatro desalojadas.
As pessoas atingidas deverão receber auxílio aluguel. Até a publicação desta matéria, não havia ocorrido mortes.
Em Palmares, as chuvas provocaram um grande alagamento no distrito de Santo Antônio.
Enchente na Mata Sul
As chuvas fizeram ainda com que ocorresse uma enchente na Usina Santa Terezinha, em Água Preta.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Marcelo Lyra, o alagamento, registrado nas primeiras horas do dia, atingiu 50 famílias, que estão sendo cadastradas pela Secretaria de Assistência Social do município. O cadastro é realizado na Escola Municipal Severino Canto.
As famílias desabrigadas estão sendo acolhidas no Ginásio de Esportes da Usina. Lyra afirma que as águas do rio Jacuípe baixaram, o que dá um pouco mais de segurança à população.
O representante da Defesa Civil informou ainda que um deslizamento de barreira na PE-96, com a erosão de uma pedra, atingiu um veículo. A vítima foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional dos Palmares.
Previsão do tempo
A chuva que já castigou a Zona da Mata Sul de Pernambuco entre a quarta-feira (15) e quinta-feira (16) deve continuar caindo na região até a manhã desta sexta-feira (17). A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de atenção por conta da possibilidade de prolongamento das chuvas na Mata Sul.
"Devido aos altos acumulados de chuva ocorridos na Mata Sul e Agreste, a previsão do tempo aponta a continuidade de chuvas durante a madrugada e primeiras horas da manhã de sexta-feira (17), com redução gradual da sua intensidade", diz a agência em comunicado emitido na noite desta quinta.
Alerta de inundação
Assistente de recursos hídricos da Apac, Wagner Felipe afirma que da quarta para a quinta, foram emitidos alertas de inundação para os rios Pirangi, em São Benedito do Sul, e Jacuípe, que fica no município de mesmo nome, no estado de Alagoas.
Apesar de estar localizado no estado vizinho, o rio Jacuípe integra a bacia do Rio Una, e pode impactar a situação dos rios que pertencem à mesma bacia hidrográfica, localizados em Pernambuco.
Os demais rios da Mata Sul, segundo o monitoramento da Apac, estão em situação considerada normal, mas com tendência de subida.
"Ainda tem previsão de chuva para hoje, mas mais para o final da tarde. Então pode ser que os rios estabilizem antes das novas chuvas e não causem inundação", afirmou Wagner Felipe.