Olinda, no Grande Recife, foi o município de Pernambuco que mais registrou chuva nas últimas 24 horas. De acordo com monitoramento a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foram 41,46 milímetros (mm) de precipitação até as 17h30.
Em seguida, está o Recife, com 37,79 mm nas últimas 24 horas no bairro de Santo Amaro, na área central.
Veja lista de onde mais choveu em Pernambuco
- Bonsucesso (Olinda) - 41,46 mm
- Santo Amaro (Recife) - 37,79 mm
- Pina (Recife) - 36,61 mm
- Porto (Recife) - 35,40 mm
- Janga (Paulista) - 33,51 mm
- Piedade (Jaboatão) - 33,43 mm
- Torreão (Recife) - 32,07 mm
- Goiana - 31,20 mm
- Itambé - 31,13 mm
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta quarta-feira (29), um alerta de chuvas na cor laranja, indicando estado de atenção, que representa risco moderado a alto para a população.
A previsão é de chuvas com intensidade moderada a forte a partir da noite desta quarta-feira (29), se estendendo até a quinta-feira (30) no Grande Recife, Zona da Mata Norte e Sul.
No Agreste, podem ocorrer chuvas moderadas. Em todas as regiões, os acumulados podem ficar entre 50 e 100 mm.
De acordo com a agência, a junção de dois sistemas meteorológicos está causando aumento das instabilidades no litoral do leste do Nordeste, inicialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e se deslocando para Pernambuco.
São eles o Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) e uma frente fria no Oceano Atlântico.
"A frente fria intensifica os distúrbios de leste, que são comuns para essa época do ano. O distúrbio se forma no oceano e se intensifica quando chega no litoral", explica a meteorologista Aparecida Fernandes.