TEMPO

CHUVAS EM PERNAMBUCO: Inmet alerta para perigo até esta terça-feira (5); veja cidades em risco

O volume de chuva é capaz de provocar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas que estão dentro do alerta de perigo

Cadastrado por

Amanda Azevedo, Lucas Moraes

Publicado em 04/07/2022 às 17:26 | Atualizado em 04/07/2022 às 17:53
MATA SUL Imóveis e comércios do município de Barreiros estão tomados pela água. Prefeitura afirma que há mais de 200 famílias que precisaram sair de suas residências - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

A chuva forte em cidades de Pernambuco tem previsão de se manter até terça-feira (5). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.

O volume de chuva é capaz de provocar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas que estão dentro do alerta de perigo. 

Chuva acumulada em Pernambuco

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nas últimas 24h - até as 17h, o maior volume de chuvas foi registrado em Bonito (67,76mm); Cortês (55,42mm); Gameleira (53,60mm); Amaraji (46,12mm) e Barra de Guabiraba (45,65mm).

Veja os municípios que estão no alerta de perigo do Inmet

Chuvas em Pernambuco deixam 5,9 mil desalojados e 1 mil desabrigados

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado (Codecipe) registrou até o momento 1.085 pessoas desabrigadas e 5.988 desalojadas em todos os municípios atingidos.

O número de cidades afetadas pelas chuvas que tiveram início no dia 1º de julho subiu para 29. As cidades que registraram danos e prejuízos foram:

Até o momento, 15 cidades já encaminharam os Decretos Municipais de Situação de Emergência à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado. Estão na lista os municípios: Água Preta, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Caetés, Capoeiras, Catende, Correntes, Itaíba, Jaqueira, Maraial, Palmares, Saloá e São Benedito do Sul. Esse número pode subir porque os municípios ainda estão em fase de levantamento dos danos e prejuízos.

A Codecipe orienta que a população não ultrapasse as áreas inundadas e alagadas e sigam todas as recomendações da Defesa Civil Municipal, mantendo-se em alerta, sobretudo nas áreas ribeirinhas e de risco. A Central permanece com atendimento 24h através dos telefones 3181-2490 e 199.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS