RECIFE

CHUVAS NO RECIFE: barreira desliza e atinge casa na Zona Norte da cidade

Caso aconteceu na manhã desta terça-feira (2), provocado pelas fortes chuvas que caem na cidade

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 02/08/2022 às 12:06 | Atualizado em 02/08/2022 às 17:52
SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Morava apenas uma mulher na casa, que estava fora quando o deslizamento aconteceu - FOTO: SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Leitura:

Uma barreira deslizou e atingiu uma casa na Rua Vinte e Dois de Abril, no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (2), provocado pelas fortes chuvas que caem na cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a proprietária da casa atingida não estava na residência na hora do desabamento - havia ido ao médico. Ela morava só no local, portanto, ninguém ficou ferido.

A corporação foi acionada por volta das 11h. Para o evento, 5 viaturas foram deslocadas, duas de Comando operacional, uma de Resgate e mais duas de Busca e Salvamento.

SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Morava apenas uma mulher na casa, que estava fora quando o deslizamento aconteceu - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Morava apenas uma mulher na casa, que estava fora quando o deslizamento aconteceu - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Morava apenas uma mulher na casa, que estava fora quando o deslizamento aconteceu - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
Morava apenas uma mulher na casa, que estava fora quando o deslizamento aconteceu - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM

Segundo a Defesa Civil do Recife, foram registradas chuvas que chegaram a 64,51 mm em algumas partes da cidade nas últimas 12h, equivalente a cerca de 30% do total previsto para o mês, que é de 213,40 mm. A Defesa Civil recebeu 42 chamados da população desde a 0h desta terça (2), referentes a solicitações de lonas e pedidos de vistoria.

Trânsito na cidade

A chuva e os alagamentos também provocaram transtornos no trânsito pela cidade. Para diminui-los,  equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas, informou a Defesa Civil. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade.

Das 0h às 12h da terça-feira (2), foi registrado um sinistro de trânsito com vítima, nenhuma fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 30 semáforos, 20 já atendidas e 10 em atendimento.

A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento.

Chuvas deixam 133 mortos em Pernambuco

Desde maio, Pernambuco contabilizou 133 mortes em decorrência das chuvas. Dessas, 121 morreram soterradas em deslizamentos de barreiras. Outras vieram a óbito por afogamento, desabamento de casas ou ao serem arrasados por enxurradas. 

O último registro foi do gari Antônio Marcos Pereira da Silva, de 47 anos, que morreu nesse sábado (30) após quase dois meses internado. Ele foi soterrado em 7 de junho de 2022 em um deslizamento de barreira no Alto de Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife.

Como chegamos até aqui?

O desastre que aconteceu nos últimos meses em Pernambuco não foi aleatório. Um conjunto de reportagens do JC mostrou as causas, efeitos, o que poderia ser feito para preveni-lo e o que deve ser implementado a partir de agora para que novas tragédias não se repitam - e para que mais vidas não sejam perdidas. Confira:

Defesa Civil de Pernambuco e novos deslizamentos

Através de nota divulgada para a imprensa, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado informou que, nas últimas 24 horas, foram repassadas a central de Operações do órgão apenas três ocorrências de deslizamentos de terra na Região Metropolitana: uma em Olinda, no bairro de Caixa D’água, mas sem vítimas; e dois no Recife, nos bairros de Vasco da Gama e Alto do Pascoal, com uma pessoa desalojada.

Diante das chuvas que caem no Recife e Região Metropolitana, a Codecipe orienta que a população não ultrapasse as áreas inundadas e alagadas e sigam todas as recomendações da Defesa Civil Municipal, mantendo-se em alerta, sobretudo nas áreas ribeirinhas e de risco.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAC (@apac_oficial)

A Apac manteve o alerta de Estado de Atenção para a possibilidade de chuvas moderadas a forte nas regiões da Zona da Mata, RMR e Agreste.

A Central da CODECIPE permanece com atendimento 24h através dos telefones 3181-2490 e 199.

Comentários

Últimas notícias