POLÍCIA

Após ser sequestrada, mulher é morta e enterrada com mãos e pés amarrados em Pernambuco

Joseane Maria da Silva, 38 anos, estava desaparecida há dois dias, quando foi sequestrada durante um assalto em Barreiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/08/2022 às 8:42 | Atualizado em 12/08/2022 às 13:16
Notícia
X

Com informações do repórter Adúlccio Lucena, da TV Jornal

Uma mulher de 38 anos foi encontrada morta na noite dessa quinta-feira (11) após passar dois dias desaparecida em Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco. Ela foi sequestrada durante um assalto na última terça-feira (9).

O corpo de Joseane Maria da Silva estava enterrado em uma cova rasa numa mata fechada, com as mãos e os pés amarrados com uma corda. Ele foi encontrado pelo pai e vizinhos da vítima.

Testemunhas contaram à polícia que ela voltava da praia de moto com o namorado quando o suspeito armado com uma espingarda e de motoneta anunciou o assalto e rendeu as vítimas. Em seguida, mandou o homem correr, pegou a moto do casal e fugiu levando a mulher para a mata.

O pai da vítima, Edmilson Ferreira da Silva, acredita que a mulher foi estuprada antes de ser assassinada. Ele também denunciou a demora da polícia para encontrar a filha.

“A polícia não ligou. Fiz o maior apelo e ela não foi atrás. A menina passou três dias amarrada no cativeiro e hoje a achamos por conta própria. A comunidade se uniu e achamos. A polícia veio depois de ter sido encontrada”, declarou.

Segundo vizinhos, o principal suspeito do crime é conhecido pelo bairro, e já teria praticado uma tentativa de estupro contra outra mulher da cidade.

Ao saber da morte da mãe, o filho, Kaíque Ezequiel da Silva entrou em desespero.

"Minha mãe era tudo o que eu tinha. Meu porto seguro, minha inspiração, minha melhor amiga. Eu quero justiça, porque isso não é coisa que se faça. Todo mundo que conhecia a minha mãe gostava dela”, afirmou.

Além de Kaíque, Joseane deixa mais dois filhos pequenos, um menino de 10 anos e uma menina de apenas 11 meses.

Revoltado, o pai da vítima pediu por justiça. “Se eles conseguirem prender, eu mesmo quero encontrar com ele. Ontem passei a noite querendo encontrá-lo.”

O principal suspeito do crime foi localizado pela polícia na manhã desta sexta. Ele prestou depoimento e foi encaminhado para a prisão.

Por nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que está está investigando o homicídio que vitimou a mulher de 38 anos. "Foi instaurado inquérito policial para apurar o caso, identificar a autoria e a motivação do crime. As diligências já foram iniciadas e seguirão até a completa elucidação do crime", disse.

Uma morte a cada quatro ou cinco dias

A coluna Ronda JC mostrou que o balanço do primeiro semestre de 2022 da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) trouxe que, entre janeiro e junho deste ano, a polícia somou 39 feminicídios no Estado. A média é de uma morte a cada quatro ou cinco dias.

O número é 27,8% menor em relação ao primeiro semestre de 2021, quando 54 feminicídios foram contabilizados em Pernambuco.

Também referente ao primeiro semestre deste ano, segundo SDS, 19.889 mulheres procuraram as delegacias de Pernambuco para prestar queixas de algum tipo de violência doméstica (como ameaça ou agressão, por exemplo).

Isso significa que, em média, cinco boletins de ocorrência foram registrados por hora. São 109 pedidos de socorro diários.

No mesmo período de 2021, a polícia somou 20.276 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Houve queda de 1,91% nos registros neste ano.

Tags

Autor