RELIGIÃO

Importante monumento de Olinda terá parte da reforma custeada pelo show beneficente do Padre Fábio de Melo

Show foi realizado na noite desse sábado (10) no Classic Hall, em Olinda, no Grande Recife

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 11/09/2022 às 11:20 | Atualizado em 11/09/2022 às 11:27
Fundado em 1800, o Seminário de Olinda é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - ANTÔNIO MELCOP/PREFEITURA DE OLINDA

Com colaboração de Juliana Oliveira, da TV Jornal

O público lotou o Classic Hall nesse sábado (10) para curtir o show do Padre Fábio de Melo. O evento, realizado pela Comunidade Católica Obra de Maria, teve um propósito maior que só proporcionar uma noite de emoções: arrecadar fundos para reformar o Seminário de Olinda, localizado no Alto da Sé.

O seminário já está fechado há seis anos pela estrutura comprometida. Fundado em 1800, é um monumento histórico brasileiro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O seminário foi criado com o objetivo de formar virtuosos sacerdotes e inovou ao oferecer além dos ensinos das “humanidades”, as ciências naturais.

O pluralismo do ambiente despertou uma consciência política entre os seminaristas. Dentre os jovens que por lá estudaram, alguns inscreveram seus nomes na história de revoluções pernambucanas, como Pe. Roma, Pe. Ribeiro, Pe. Miguelinho e Pe. Venâncio.

Lá, também funcionou a primeira escola de arquitetura do país e foi onde aconteceu a confecção da bandeira de Pernambuco. Ele abriga a capela Nossa Senhora da Graça, uma das dez mais antigas do Estado, construída em 1552 por Duarte Coelho.

Hoje, o imóvel apresenta problemas na fiação elétrica e no piso, a fachada está sem pintura, os telhados estão comprometidos e até os sinos precisam ser recuperados.

"Nosso sonho é reabrir o seminário antes da realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional, mas muitas coisas são necessárias para que isso aconteça. Sem dúvida nenhuma, esse show vai ajudar muito a realizar esse sonho", disse o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, pelas redes sociais.

Show "Este Sou Eu"

Padre Fábio de Melo no show "Este Sou Eu", no Recife - ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM
Padre Fábio de Melo no show "Este Sou Eu", no Recife - ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM
Padre Fábio de Melo no show "Este Sou Eu", no Recife - ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM
Padre Fábio de Melo no show "Este Sou Eu", no Recife - ALEX OLIVEIRA/JC IMAGEM

O show “Este Sou Eu” foi marcado por momentos emocionantes. Antes do padre subir ao palco, a Orquestra Criança Cidadã fez uma apresentação. Entre uma música e outra, o religioso fez reflexões e falou sobre o amor.

O repertório passeou por clássicos da MPB e composições autorais que se tornaram sucessos ao longo de 25 anos de carreira musical, como Clareou, Onde Deus Possa Me Ouvir, Trem Bala, Deus Cuida de Mim, Tudo é do Pai, Era Uma Vez, e Este Sou Eu, que dá nome à turnê que já passou por várias cidades.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS