CHUVAS

CHUVA EM PERNAMBUCO: Novo alerta do INMET aponta 'perigo potencial' para o Grande Recife e Zona da Mata

Válido até a segunda-feira (10), alerta aponta que pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia em algumas regiões do Nordeste

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 09/07/2023 às 10:59 | Atualizado em 09/07/2023 às 11:23
Chuva deixou várias ruas em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, alagada - Sidney Lucena/TV Jornal

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta de acumulado de chuva que envolve a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata pernambucana. O aviso é válido para o período que vai do domingo (9), às 9h20, até a segunda-feira (10), às 10h. 

Leia Também

O alerta tem um grau de severidade de "perigo potencial". De acordo com o instituto, pode chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Existe ainda um baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

As informações foram publicadas no portal Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Metereológicos Severos para o Sul da América do Sul.


Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia para indicar região de alerta válido entre 9 e 10 de julho - REPRODUÇÃO

O INMET ainda listou algumas instruções para o período: evitar enfrentar o mau tempo; observar alterações nas encostas; evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta também vale para as seguintes regiões: Leste Sergipano, Leste Alagoano, Agreste Sergipano, Agreste Alagoano, Mata Paraibana, Sertão Sergipano, Nordeste Baiano.

Chuva em Pernambuco: municípios em estado de emergência


Chuva castiga o município de Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco - Reprodução das redes sociais

Fortes chuvas atingiram a Zona da Mata de Pernambuco e também o Grande Recife desde a sexta-feira (7).

No sábado (8), a Secretaria de Defesa Civil contabilizava 627 pessoas desalojadas. Os municípios mais atingidos foram Água Preta, Belém de Maria, Camutanga, Jaboatão dos Guararapes e Joaquim Nabuco. Já em relação aos rios, os que estavam em cota de inundação eram: Tapacurá, Capibaribe Mirim, Sirinhaém, Panelas e Jacuípe.

Por meio de edição extra do Diário Oficial, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata pernambucana.

"Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como "Situação de Emergência" em razão das chuvas intensas, por um período de 60 (sessenta) dias", diz trecho do decreto publicada pela governadora.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS