A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE) anunciou, nesta quinta-feira (13), a abertura do edital de licitação voltado para a conclusão das obras da Barragem Panelas II, localizada no município de Cupira, no Agreste do Estado. Segundo a gestão estadual, o edital será lançado em agosto.
De acordo com o Governo de Pernambuco, das quatro barragens pendentes, Panelas II é a que está mais avançada, além de ser a obra que já possui recursos empenhados junto ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
“Com o lançamento do edital, até o final do mês de agosto, seguindo o cronograma legal, estimamos que a assinatura da Ordem de Serviço e o início das obras aconteçam ainda este ano”, prevê o secretário executivo de Infraestrutura Hídrica do Estado, Marcelo Asfora.
Além de Panelas II, as obras de contenção das barragens Gatos, Barra de Guabiraba e Igarapeba também não foram concluídas em gestões anteriores.
O sistema de barragens de controle de enchentes da Mata Sul é composto pelos quatro reservatórios que ficaram incompletos, além da Barragem Serro Azul, que foi concebido após a ocorrência dos desastres causados pelas enchentes de 2010 e 2011.
A Barragem de Barra de Guabiraba está localizada na bacia hidrográfica do Rio Serinhaém e as demais, na bacia do Rio Una. Das cinco iniciadas, apenas Serro Azul foi concluída, em 2017.
Barragens de Controle de Enchentes da Mata sul
Na última segunda-feira (10), o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve em Pernambuco e reuniu-se com a governadora Raquel Lyra para discutir a necessidade de apoio do Governo Federal na viabilização da retomada dessas obras.