A Prefeitura do Recife anunciou a parceria com o município de Luján, na Argentina, que passaram a ser consideradas cidades-irmãs. O acordo prevê cooperação mútua em áreas como turismo, cultura, comércio e desenvolvimento social. Os projetos para a parceria ainda não foram divulgados.
A minuta do Pacto de Amizade e Colaboração entre a cidade província de Buenos Aires e a capital pernambucana foi assinada na tarde da terça-feira (15) pelo prefeito João Campos, a vice-prefeita Isabella de Roldão, além da cônsul da Argentina, Julieta Grande.
Também participaram do protocolo, de forma online, o prefeito de Luján, Leonardo Boto, e a subsecretaria de Assuntos Nacionais da Argentina, Marina Cardelli.
Peregrinação
Também estiveram presentes, no momento da assinatura, oito peregrinos católicos, que saíram da Argentina, percorrendo parte do caminho a pé em direção ao Recife.
Os fiéis carregaram dois andores das santas Nossa Senhora Aparecida e da Virgem de Guadalupe. O grupo chegou a Pernambuco no último dia 10 de agosto.
A peregrinação tem como objetivo reviver a história de 'Negro Manuel', servo de Cabo Verde. A história refere-se ao século XVII, à origem da devoção à Virgem de Luján, padroeira da Argentina.
A peregrinação atual teve o objetivo chegar ao Recife, de onde a virgem partiu, séculos antes, com o Negro Manuel, invertendo o trajeto original.