O céu de Pernambuco receberá, nesta quarta-feira, 30 de agosto, o raro fenômeno da Lua Azul. E os amantes da astronomia podem contemplá-la no Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, no Grande Recife, das 16h às 21h.
Lá, serão disponibilizados quatro telescópios para observação do fenômeno pelo público visitante. Além disso, ocorrerá projeções sobre a temática na área externa.
O público também é convidado a levar seu próprio equipamento e se juntar a equipe do Espaço Ciência para a observação da Lua. Na ocasião, as pessoas poderão tirar possíveis dúvidas de montagem, manuseio ou manutenção dos equipamentos.
Monitoras, que fazem parte da equipe, estarão orientando e auxiliando as atividades no local. Vale lembrar que as observações dependem das boas condições meteorológicas.
Durante a observação, Saturno estará visualmente bem próximo do satélite, cerca de 2º graus de distância, o que pode ofuscar o brilho do planeta a olho nu, mas permite facilmente sua localização.
A equipe do observatório também pede doação de equipamentos astronômicos (binóculos, lunetas e telescópios) que estão em desuso.
Para mais informações, entrar em contato pelo número (81) 3183-5531 ou pelo e-mail contato@espacociencia.pe.gov.br
O QUE É A LUA AZUL
A Lua Azul é um fenômeno raro que ocorre quando há repetição de duas Luas Cheias no intervalo de um mês. A próxima ocorrerá apenas em 2026.
Ela pode ganhar tonalidades azuladas ou até esverdeadas, pouco antes do nascer do Sol ou logo após o seu pôr, quando grandes quantidades de poeira ou partículas de fumaça estão concentradas na alta atmosfera, filtrando os comprimentos de onda mais longos de cores como o vermelho e amarelo.
SERVIÇO
Evento de observação Lua Azul
- Dia: 30 de agosto (quarta-feira)
- Horário: 16h às 21h
- Local: Observatório Astronômico do Alto da Sé, Olinda
*Observação sujeita às boas condições meteorológicas