O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, em comemoração do Dia da Independência do Brasil, será realizado nesta quinta-feira aqui em Pernambuco na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro de Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. O evento, que é organizado pelo Governo do Estado e pelas Forças Armadas, terá um palanque das autoridades instalado em frente ao Campus Recife da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), com a revista da tropa pelo Comandante Militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.
De acordo com o Comando Militar do Nordeste, 3.368 militares estarão empregados no desfile, sendo 276 militares da Marinha do Brasil, 1.840 do Exército Brasileiro, 312 da Aeronáutica, além de 769 da Polícia Militar de Pernambuco e 171 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
O desfile será aberto pelo Destacamento das Escolas, que esse ano reunirá 1.300 estudantes da rede pública de ensino da Prefeitura do Recife e do Estado, além de Entidades, que este ano reunirá centros técnicos e organizações de diferentes segmentos da sociedade.
Logo após, o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Medeiros, realizará a apresentação do Grupamento de Desfile à Governadora do Estado de Pernambuco.
Encerrada a passagem dos grupamentos a pé, terá início o desfile motorizado, com viaturas militares e automóveis civis; além de conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso. Mais de 200 veículos estarão empenhados na apresentação.
Para promover a realização do desfile da Independência do Brasil, a CTTU vai interditar parte da Avenida Mascarenhas de Moraes, no trecho entre o viaduto do Aeroporto do Recife e a Rua Arquiteto Fernando Almeida, das 5h até as 12h.
Esquema especial de ônibus para o desfile da Independência do Brasil
Para receber o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM) disponibilizará operação especial de ônibus na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
As alterações no tráfego dos ônibus pela Mascarenhas irão compreender a itinerários: Sentido subúrbio/cidade, no trecho compreendido entre as interseções da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais com a Rua 10 de Julho, e com a Rua Arquiteto Fernando Almeida. Uma extensão de 5,2 quilômetros terá a desativação de 15 paradas de ônibus: 020050 a 020063, e mais a 020700 em frente ao Ginásio de Esportes Geraldão.
Já para quem pretende curtir o feriado nas praias, o GRCTM colocará 27 ônibus a mais nas ruas, totalizando 187 viagens extras.
Funcionamento dos serviços públicos municipais no Recife
Em função do feriado de 7 de setembro, repartições da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife terão funcionamento alterados, assim como na sexta-feira (8), que será ponto facultativo. A vacinação ocorre normalmente durante o feriadão.
Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam neste feriado da Independência e na sexta-feira, retomando à normalidade na segunda-feira, 11 de setembro.
Já as vacinações contra covid-19 e Influenza (ambas para todos os públicos), HPV (9 a 14 anos) e meningite ACWY conjugada (11 a 14 anos) continuarão sendo disponibilizadas nos centros montados em quatro shoppings da capital: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade. O horário será o mesmo do funcionamento de cada local. A aplicação dos imunizantes também vão acontecer no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h. Toda vacinação nestes locais poderá ser realizada por demanda espontânea.
Neste feriadão da independência, os espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife terão programações especiais. O Paço do Frevo abrirá para visitação de quinta-feira (7) a domingo (10), com sua exposição permanente sobre o ritmo que é patrimônio cultural da humanidade e do Brasil. Também de quinta a domingo, o MAMAM será palco para quatro sessões do espetáculo 'Apenas o Fim do Mundo', do Grupo Magiluth, que fica em cartaz até o próximo dia 17 de setembro.
No Teatro do Parque, o feriado será cinematográfico, com a programação da 27º edição do Festival Cine PE, que encerra no sábado (9). Os teatros Luiz Mendonça e Barreto Júnior terão programação de sexta (8) a domingo. O Teatro de Santa Isabel, além dos memoriais Luiz Gonzaga, Chico Science, Casa do Carnaval, do Centro de Design e do Museu de Arte Popular funcionarão normalmente no sábado e no domingo.
O Museu da Cidade funciona de sexta a domingo, com visitação à exposição 'MCR - 40 Anos em Movimento'. A mostra convida o público a fazer um passeio pela história do Recife por meio do acervo do museu. O Museu Murillo La Greca abrirá no sábado.
Para quem quiser praticar atividade física no feriado, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível das 7h às 16h. Além desta data, o percurso estará montado normalmente no domingo (10). Já o Olha! Recife também estará acontecendo, com passeios a pé e de bicicleta. Para participar, basta acessar o site www.olharecife.com.br e garantir a inscrição.
Na sexta-feira (8), às 9h30, acontece o roteiro fixo Recife Walking Tour, passeio pensado para quem quer conhecer o centro do Recife e os principais pontos turísticos e históricos do Recife Antigo. A saída acontece da Praça do Arsenal, levando os turistas pela rua do Bom Jesus, avenida Rio Branco, pontes da capital e museus do pátio de São Pedro e outros pontos turísticos. Os parques da cidade estarão abertos normalmente.
O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura, abre as portas no feriado nacional da Independência do Brasil, e sexta-feira (8). Os visitantes poderão conferir as belezas naturais da fauna e flora da Mata Atlântica passeando pela reserva que funciona das 09h às 15h, com entrada gratuita. Nestes dias, o espaço não estará com monitoria, nem visitas guiadas. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, não estará funcionando na quinta (7) e sexta-feira (8). O local volta a oferecer atividades ambientais no sábado (9) e no domingo (10), das 9h às 16h.