Uma capivara foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (8) na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O animal, que é um dos símbolos da capital pernambucana, foi encontrado com machucados e fora de seu habitat natural, que são os rios e mangues.
Há alguns dias, a mesma espécie - não se sabe se o mesmo animal - havia sido flagrada tomando banho de mar na praia. Transeuntes chegaram a acionar os órgãos públicos, que não apareceram no local.
A capivara encontrada morta era um macho jovem, segundo o biólogo André Maia, e pode ter falecido por desidratação após passar muito tempo na água salgada.
Há duas possibilidades para a fuga do animal até o mar: o afugentamento do próprio bando ou uma doença, de acordo com o especialista.
"O bando termina afugentando para que ele possa viver em outro ambiente e muitas vezes pode chegar até a parte litorânea. Também, quando o animal está doente, é comum que perca o senso de localização", explicou.
Sobre as escoriações encontradas na capivara, Maia levantou a hipótese dela ter sido machucada por pessoas. Ainda, lembrou que a Lei de Crimes Ambientais criminaliza abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.