A destinação correta do óleo de cozinha é uma das atitudes importantes para evitar obstruções nas redes coletoras de esgoto e que ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Como parte das inciativas do Programa Cidade Saneada, foi realizada uma oficina de produção de sabão utilizando óleo de cozinha como matéria-prima, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.
A atividade contou com a participação de 16 mulheres, todas elas mães de alunos do Projeto Samuel, que envolve crianças e adolescentes em atividades lúdicas e recreativas durante o contraturno escolar.
PRODUÇÃO DE SABÃO
O objetivo dessa ação foi demonstrar às participantes a possibilidade de reciclar o óleo de cozinha e produzir sabão de maneira prática e caseira. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e evitar obstruções nas redes coletoras de esgoto, que ocorrem quando o óleo é descartado incorretamente.
A produção de sabão caseiro pode representar uma economia mensal para as famílias e uma oportunidade de geração de renda para aquelas que desejam comercializar esse produto. A oficina teve uma duração de três horas e escolha do local faz parte da área de atuação do Programa Olho Vivo, um projeto desenvolvido pelo Programa Cidade Saneada com o propósito de sensibilizar a comunidade sobre a correta destinação do óleo de cozinha usado.