Uma noite de quarta-feira (20), inesquecível e histórica marcou a celebração dos 80 anos da Universidade Católica de Pernambuco. O cenário do espetáculo foi o Teatro de Santa Isabel, palco de um show especial e que homenageou instituições e personalidades que contribuíram com a trajetória da Universidade Comunitária ao longo das 8 décadas.
"É um novo sentido social e histórico para a Universidade. A Unicap passa a ser uma instituição de inclusão social efetiva, pois as pessoas que conseguem ter acesso a educação superior, elas tem uma emancipação de pensamento mas elas também podem entrar no mercado de trabalho de uma forma mais competente e assim transformar o mundo", afirma o reitor padre Pedro Rubens.
A comunidade universitária e os convidados foram agraciados com um espetáculo especial apresentado pelo grupo MPB Unicap, formado por professores, funcionários, alunos e ex-alunos, além da participação especial dos cantores Geraldinho Lins e Bete de Castro.
O poeta Antônio Marinho, declamou seu amor pela instituição e a sua conexão com a cidade do Recife enquanto o renomado historiador Newton Darwin Cabral, leu alguns textos relembrando momentos marcantes da Unicap e o contexto nacional dos últimos 80 anos.
Entre os homenageados que marcaram presença no evento, personalidades locais, autoridades políticas, ex-alunos notáveis e representantes de instituições.
Tânia Bacelar, uma das homenageadas da noite, se formou em Economia na Unicap e também fez uma Especialização. Na instituição, ela teve a primeira experiência como professora de ensino superior.
"Nesse momento que a gente vive é um momento de grandes mudanças. Eu tenho uma empresa de consultoria que faz planejamento estratégico. O reitor nos chamou, em 2018, pra conversar e discutir essa proposta e a gente fez esse essa releitura da do momento em que eles estavam vivendo", comenta a economista.
"Nós somos desafiados a pensar a inovação, a entrar no século XXI, naquela linguagem da inovação. A Universidade deu um salto e hoje a gente tá celebrando tudo isso. Reconhecendo o nosso passado, mas também pontuando, os desafios desse presente, e olhando para o futuro", ressalta o reitor e padre Pedro Rubens
HISTÓRIA
A Universidade Católica de Pernambuco teve sua origem em uma união de esforços que foi realizada em resposta a uma iniciativa da Igreja Católica que, especialmente nas décadas de 1940 e 1950, estimulou a criação de faculdades e universidades católicas que estivessem alinhadas com as perspectivas eclesiásticas para essas instituições. Neste caso, a iniciativa foi assumida pelos membros da Companhia de Jesus e seus colaboradores.
O historiador e professor Dr. Newton Darwin Cabral, docente na Universidade Católica de Pernambuco há 36 anos, é ex-aluno da instituição e, atualmente, é professor de graduação em História e do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religião da Unicap.
O pesquisador e professor fez sua dissertação de mestrado sobre a universidade, que foi posteriormente publicada no livro "Memórias de um Cotidiano Escolar: Universidade Católica de Pernambuco, 1943-1956".
“São 80 anos de uma vida pujante, na qual a gente tem que relembrar a iniciativa tão louvável dos jesuítas que a fundaram, dos que a conduziram no tempo e dos que hoje são os seus dirigentes. Claro que sempre contando com a ativa colaboração de leigos que, em graus diferenciados, se sentem colaboradores da missão jesuíta”, completou.
Confira as fotos do evento