Uma protetora de animais pede a inclusão do gatil no projeto do Parque da Tamarineira, anunciado em outubro de 2023 pela Prefeitura do Recife. É nesse terreno, próximo ao Hospital da Tamarineira, na Zona Norte da cidade, onde a auxiliar de enfermagem Adeilda Alves, de 63 anos, abriga mais de 200 gatos abandonados.
O trabalho da cuidadora começou quando ela foi contratada para trabalhar no hospital há 32 anos e viu a situação dos animais, que eram constantemente mal tratados. Com o passar do tempo, ganhou o respeito da direção e de outras ONGs e conseguiu construir um espaço cedido pela unidade hospitalar para cuidar melhor dos bichos.
Lá, os gatos recebem alimentação, têm caixas de areia, brinquedos e acesso a tratamentos médicos. A maioria, de acordo com ela, é castrada. Tudo é feito por ela, que conta com ajuda de poucos voluntários e algumas doações mensais.
Contudo, em 2022, o projeto da gestão municipal de construir um parque no espaço começou a se tornar real. Em audiência pública feita para discuti-lo na Câmara Municipal, já se falou em realocar o gatil - intenção que, segundo Adeilda, se mantém.
“Não se pronunciaram ainda sobre o que será daqueles animais. Dizem que estão fazendo propostas com ONGs. Mas para aonde vão? Como vão ser tratados? Tem espaço para construir o parque, mas também para ter um santuário de gatos”, apontou a protetora.
A ONG SOS Amigo dos Animais tem feito uma campanha nas redes sociais para permanência dos gatos no Parque.
“Seria importante uma campanha de adoção e também da incorporação desse espaço ao parque, já que a área comporta essa ação. Esse papel é para a prefeitura, junto à proteção, resolver, de forma a não promover o abandono desses animais”, pediu.
O QUE DIZ A PREFEITURA DO RECIFE
Por nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que está estudando uma solução conjunta com a Secretaria Executiva de Direito dos Animais para proteção desses gatos. “A EMLURB informa ainda que o foco inicial é a parte frontal do parque, para entrega até o final de junho”, concluiu.
AJUDE
Os animais estão disponíveis para adoção. Quem tiver interesse basta entrar em contato com Adeilda pelo telefone ou WhatsApp (81) 98518-6187. O mesmo número também serve para doações via PIX.
Ver essa foto no Instagram