A operação de montagem da escultura gigante do Galo da Madrugada foi iniciada na noite desse sábado (3), na Porte Duarte Coelho. Para esta etapa, a Prefeitura do Recife montou bloqueios na Avenida Conde da Boa Vista/Rua da Aurora, Rua do Sol/Ponte Duarte Coelho e Avenida Dantas Barreto/Avenida Guararapes.
Neste ano, alegoria subirá mais cedo, na próxima quarta-feira (7), às 20h, onde esperará pelo desfile do maior bloco de rua do mundo, no Sábado de Zé Pereira (10). A Ponte Duarte Coelho será reaberta após a desmontagem de toda a estrutura, prevista para a Quarta-Feira de Cinzas (14).
Pesando oito toneladas e com 28 metros de altura, o Galo Gigante da Paz é assinado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega com produção executiva de Germana Xavier.
O branco é a cor predominante da escultura, que ganha ainda os tons dos cinco continentes: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho, (América), azul (Europa) e verde (Oceania).
“Este ano a escultura do Galo Gigante surgiu a partir de temas como gentileza, ancestralidade, sustentabilidade, inclusão e se torna um mensageiro divino da esperança de paz para o nosso tempo. A obra também homenageia seres iluminados que dedicaram sua existência pela paz no mundo, como Dom Hélder Câmara, Cacique Raoni, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King, entre outros. Também marca os 79 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua missão de paz pelo mundo”, pontua Nóbrega.
As penas do rabo, por sua vez, trazem a palavra “Paz” escrita em 16 idiomas distintos. Este ano, mais de 90% do material que vestirá a estrutura é fruto de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como dois mil metros de lonas de materiais publicitários, além de 10 mil CDs e DVDs, frutos de doação.