O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) informou, na manhã desta quarta-feira (7), que o corpo do jovem de 19 anos que havia desaparecido na manhã dessa terça-feira (6) na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foi encontrado durante a noite por populares.
Pessoas que estavam na praia e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) que conseguiram retirar o corpo da vítima do mar até que a equipe do Grupamento de Bombeiros Maritimo (GBMAR) chegasse ao local. Segundo a corporação, ele foi achado próximo ao banheiro 12 da orla.
Segundo os guarda-vidas, a vítima não tinha indícios aparentes de mordidas de animais marinhos.
Na manhã de terça (6), o jovem foi até a praia de bicicleta, deixada próximo ao calçadão antes dele ir até o mar. Contudo, os frequentadores observaram que ele não conseguiu voltar e acionaram o socorro.
Os Bombeiros, então, foram acionados e iniciaram as buscas por volta das 9h20. Houve tumulto na praia em um dado momento, quando a família da vítima foi até o local e achou ter avistado o corpo do jovem quando os botes de resgate faziam uma troca de turno.
Então, os parentes entraram na água para tentar resgatá-lo. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros informou que o que eles viram, na verdade, tratava-se de um animal marinho.
Após isso, as buscas continuaram até as 17h, por condições de segurança e visibilidade.
Por nota, os Bombeiros prestaram "condolências à família enlutada". Ainda, orientaram que a população respeite as sinalizações dos locais proibidos para banhos, e que atente para os avisos sonoros e verbais que os guarda-vidas são instruídos a passar para os banhistas. Ainda, que, em caso de emergência, o contato deve ser feito através do número 193.
COMO PREVENIR AFOGAMENTOS
O CBMPE indica que os banhistas consultem os guarda-vidas sobre as condições do mar, incluindo correntes, ondas e marés, para evitar situações perigosas. Ainda, pede para que evite entrar no mar sozinho ou aberto, onde não existem arrecifes, evitar brincadeiras perigosas dentro d'água e respeitar as Instruções dos salva-vidas.
Assim, o comandante Ivaldo indicou que o banho deve ser tomado enquanto a maré está baixa. "Se perceber água turva, chuva ou maré alta de forma que a água fique acima da cintura, é melhor evitar", afirmou.
CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
Em relação às crianças, a ordem é que haja uma supervisão constante dos pequenos, mantendo distância de no máximo um braço da criança. A dica também é colocar pulseiras ou colares nas crianças, com nome e telefone de contato para facilitar identificação em caso de perda. Em caso de desaparecimento, a orientação é avisar ao guarda-vidas o mais rápido possível.
O QUE FAZER EM CASO DE AFOGAMENTOS
Caso um afogamento já esteja acontecendo, a indicação é que o socorro seja acionado imediatamente, ligando para o 193. Deve-se evitar entrar na água se você não for um bom nadador ou se não tiver o treinamento necessário para isso. É importante também manter a calma, flutuar e gritar por socorro até a ajuda chegar.