CELEBRAÇÕES

Com manobras a 1.800 metros de altura, paraquedistas do Exército se apresentam no Recife

Evento marcou as celebrações da Data Magna e do aniversário das cidades-irmãs Recife e Olinda

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/03/2024 às 14:18 | Atualizado em 10/03/2024 às 20:02
Notícia
X

*Com informações do repórter Emerson Pereira, da TV Jornal

O sol forte e o calor grande registrados neste domingo (10), não foram impedimento para a população ir prestigiar a demonstração demonstração de salto de paraquedistas da equipe de salto livre do Exército, "Os Cometas". O espetáculo foi realizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e faz parte da programação de aniversário da capital pernambucana, que vai completar 487 anos nesta terça-feira (12). 

A Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro, realizou três manobras a uma altura equivalente a 1.800 metros. O evento também destacou a importância da Data Magna, celebrada na última quarta-feira (6), e que faz referência a Revolução Pernambucana de 1817.

Em terra firme, os paraquedistas entregaram a bandeira do Brasil ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que acompanhou toda a apresentação. Também estiveram presentes o prefeito do Recife, João Campos e a vice-governadora do Estado, Priscila Krause. 

"A defesa da integridade territorial do Brasil, as lutas libertárias, tudo começou aqui. Nós pagamos com parte dos nossos territórios, fomos penalizados, muitos foram sacrificados, mas valeu a pena porque nossa história é muito rica e só nos enche de orgulho", disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O prefeito João Campos fez um agradecimento ao ministro da Defesa e também ressaltou a receptividade positiva das pessoas que acompanharam a apresentação realizada nesta manhã. 

 

Renato Ramos / JC Imagem
O ministro da Defesa, José Múcio, acompanhou a apresentação ao lado do prefeito do Recife, João Campos, e da vice-governadora Priscila Krause, e do General do Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, do Comando Militar do Nordeste - Renato Ramos / JC Imagem

 "Essa é uma semana importante, a gente fazendo as comemorações do aniversário do Recife, de 487 aos, e que será a primeira capital brasileira a completar 500 anos. A gente agradece o ministro José Múcio por estar promovendo essa homenagem, fez questões de colocar as três forças com apresentações e demonstrações gratuitas de livre acesso a população, e conhecer um pouco a história dessas forças que também tem haver com a história de Pernambuco", afirmou João Campos, em entrevista à TV Jornal. 

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Já no Marco Zero, no bairro do Recife, a população conferiu a apresentação da Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN). A Esquadrilha da Fumaça se apresentou na tarde deste domingo (10), no céu da Praça do Marco Zero, no bairro do Recife. O público que compareceu conferiu manobras incríveis, de tirar o fôlego, além de admirar o rastro de fumaça no céu, num espetáculo visual único. A iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, contou com o apoio das Forças Armadas.

“É um dia muito especial, a gente está comemorando o aniversário do Recife, com muitas entregas, obras, inaugurações, mas também com atividades. E aqui a gente agradece ao ministro José Múcio, da Defesa, que viabilizou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira. É uma esquadrilha renomada, premiada internacionalmente, com recordes mundiais, e que aqui fez uma belíssima apresentação. E muitas famílias, crianças, pessoas curtiram essa apresentação”, comentou o prefeito do Recife, João Campos. 

ARTUR BORBA / JC IMAGEM
SHOW ESQUADRILHA DA FUMAÇA MARCO ZERO RECIFE - ARTUR BORBA / JC IMAGEM
ARTUR BORBA / JC IMAGEM
SHOW ESQUADRILHA DA FUMAÃ?Â?A MARCO ZERO RECIFE - ARTUR BORBA / JC IMAGEM
ARTUR BORBA / JC IMAGEM
SHOW ESQUADRILHA DA FUMAÇA MARCO ZERO RECIFE - ARTUR BORBA / JC IMAGEM
ARTUR BORBA / JC IMAGEM
SHOW ESQUADRILHA DA FUMAÇA MARCO ZERO RECIFE - ARTUR BORBA / JC IMAGEM
ARTUR BORBA / JC IMAGEM
SHOW ESQUADRILHA DA FUMAÃ?A MARCO ZERO RECIFE - ARTUR BORBA / JC IMAGEM
ARTUR BORBA / JC IMAGEM
SHOW ESQUADRILHA DA FUMAÇA MARCO ZERO RECIFE - ARTUR BORBA / JC IMAGEM

O show da Esquadrilha da Fumaça foi realizado com os aviões Embraer A-29 Super Tucano. A apresentação teve duração de 35 minutos e contou com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo teve uma função específica e um oitavo piloto ficou em solo realizando a locução.

“Estar aqui nos 487 anos do Recife foi um presente para nós. O dia estava lindo, céu bonito, casa cheia e o voo foi do jeito que a gente gosta. Poder sentir o calor do público é muito bom e a gente pode transmitir isso para quem está no voo, através do nosso rádio”, explicou capitão Vinícius Moreno, piloto número 7 da Esquadrilha da Fumaça, que fez a locução durante o evento. Ele faz parte da Esquadrilha da Fumaça há 6 anos; e da Força Aérea Brasileira, há 19 anos.

O militar Ricardo Gomes, de 45 anos, compareceu ao Marco Zero com a esposa, o filho e a sogra para contemplar as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça neste domingo. “Eu já conheço a Esquadrilha da Fumaça, sou militar e vim prestigiar o trabalho da Força Aérea Brasileira que é um orgulho para os brasileiros. A apresentação foi emocionante e a Esquadrilha da Fumaça veio deixar o céu do Recife mais iluminado nesse lugar especial que é o Marco Zero”, contou o espectador.

ANIVERSÁRIO DO RECIFE

No dia do aniversário do Recife, na próxima terça-feira (12), recifenses e turistas contarão com três opções de atividades culturais gratuitas promovidas pela Secretaria de Cultura do Recife. Às 17h, na Avenida Rio Branco, será inaugurada a estátua do poeta Miró da Muribeca, a 21ª do Circuito da Poesia, que celebra as tradições literárias da cidade. A inauguração contará com a performance “O Miró que Vive em Mim”, com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.

A partir das 19h, o Teatro de Santa Isabel receberá uma sessão gratuita do espetáculo “Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro”, celebrando a cidade e o patrono do movimento Manguebeat, Chico Science, que nasceu num 13 de março, logo após o aniversário da capital pernambucana. O espetáculo, da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo, celebra o movimento musical cuja história se confunde com a história recente da própria cidade. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

No Teatro do Parque, o aniversário do Recife será coisa de cinema, com a exibição, também gratuita e também às 19h, do filme “Manguebit”, documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela, que apresenta, com a típica estética VHS, depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana, como Cannibal, Fred O4, Jorge Du Peixe e Roger de Renor e Toca Ogan, entre outros, além de trechos de entrevistas de Chico Science, shows e clipes. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. A programação completa do aniversário do Recife, que se estende pelo mês de março, pode ser conferida em: https://conecta.recife.pe.gov.br.

Tags

Autor