A Câmara Municipal de Olinda determinou, nesta segunda-feira (16), a suspensão de suas atividades como ação preventiva contra a propagação do coronavírus (Covid-19). Entre as medidas adotadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal , está o acesso a Casa , que será feito apenas por vereadores, servidores e terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, além de fornecedores e empregados que prestam serviços no local.
>>Alepe adota medidas de prevenção ao coronavírus
>>Veja decretos do governo de Pernambuco e da prefeitura do Recife para conter avanço do coronavírus
A sessão ordinária será realizada , nesta terça-feira (17), com a presença dos parlamentares e servidores que trabalham no plenário. Entretanto, a população só poderá acompanhar a sessão através das redes sociais, onde será transmitida pelo Youtube e Facebook da Câmara de Olinda. “Está previsto colocarmos todos os projetos com pareceres pronto das comissões. Se houver necessidade de algum projeto de urgência, nós vamos convocar todos os vereadores para discuti-lo”, explicou o presidente da Mesa Diretora, o vereador Jorge Federal (PR).
“O objetivo é garantir a segurança das pessoas nesse período. As atividades internas do legislativo, como as comissões e a administração se manterão, mas no horário das 7h às 13, de segunda a sexta-feira”, afirmou Federal.
Também está suspenso a realização de atos e eventos nas dependências da Câmara. Com relação aos servidores públicos acima de 60 anos, foi liberada as atividades sob o regime de teletrabalho. O documento também recomenda que os vereadores, servidores e terceirizados que estiveram em locais onde houve a infecção por Covid-19 “constantes da lista do Ministério da Saúde ou tenham mantido contato próximo com casos suspeitos ou confirmados” sejam afastados administrativamente por até 14 dias a partir do contato.
Em Olinda não há nenhuma notificação de casos prováveis da Covid-19, mas algumas providências já estão sendo tomadas. A partir desta quarta-feira (18), as aulas de escolas municipais e privadas estarão suspensas por oito dias. Profissionais da área da saúde já estão sendo chamados para atuar a partir da segunda-feira (16) nas unidades de saúde da cidade. Além disso, a prefeitura realizará, nos terminais do Xambá e Rio Doce, a higienização dos veículos. "Todos os ônibus que chegarem vão passar por uma limpeza. Estaremos com uma média de quarenta pessoas a partir de amanhã, durante manhã tarde e noite", explicou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: