Bolsonaro anuncia a criação de comitê nacional para enfrentamento ao coronavírus

O comitê foi anunciado em coletiva de imprensa, na noite desta quarta-feira (18)
Thalis Araújo
Publicado em 18/03/2020 às 20:17
O presidente Bolsonaro em coletiva de imprensa Foto: MARCOS CORRÊA/PR


Com informações do UOL

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou, na noite desta quarta-feira (18), a criação de um comitê nacional de enfrentamento ao novo coronavírus. O líder brasileiro fez o anúncio junto com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, em uma coletiva de imprensa, que reuniu, além de Toffoli, as demais autoridades: Augusto Aras (Procurador-geral da República), ministro José Múcio (Presidente do Tribunal de Contas da União), André Mendonça (Advogado-geral da União), Jorge Oliveira (Ministro de Estado) e o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não pôde estar presente, pois estava conduzindo duas votações importantes, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não compareceu porque teve seu exame positivado para o novo coronavírus.

>> STF derruba liminar que sugeriu soltar presos por conta do novo coronavírus

>> Pernambuco tem 22 casos confirmados do novo coronavírus

>> Mundo tem quase 210 mil casos de coronavírus, com mais mortos na Europa do que na Ásia

Antes de autorizar a criação do comitê, Bolsonaro explicou a função que vai ter a equipe e revelou que o comitê servirá para unir mais os três Poderes. “O comitê terá como função promover a interlocução institucional entre órgãos da justiça e de controle no âmbito federal para prevenir ou solucionar litígios relacionados ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus", explicou.

"A importância é evitar litígios, preveni-los e solucioná-los de maneira rápida, porque todos nós temos a real dimensão de que a dramaticidade do momento em que vivemos levará a uma alta litigiosidade", completou.

Dias Toffoli disse que o sistema de justiça brasileiro não vai parar por causa do novo coronavírus e que o sistema deve estar em pleno funcionamento para ofertar todo o amparo que for necessário. "Nesse momento delicado, de fragilidade humana, o sistema de justiça deve estar em funcionando para oferecer o amparo necessário”.

"Atuação impecável"

Ainda, de acordo com Toffoli, os Poderes estão em constante diálogo e atuando unidos em medidas de prevenção e defesa ao novo coronavírus. O presidente do STF ainda elogiou a imprensa, destacando que ela teve uma “atuação impecável” para auxiliar a população com as informações necessárias à prevenção da covid-19.

Ao encerrar a reunião, Jair Bolsonaro explicou que encontros como o desta quarta vão se repetir. "Essa reunião se fará repetir por mais vezes, não só enquanto perdurar esse problema, bem como por muito tempo. A nossa união, o nosso entendimento, é que dará o ritmo e o norte que nosso Brasil precisa”, concluiu.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

TAGS
Política Jair Bolsonaro Dias Toffoli Coronavírus Covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory