O deputado federal Fábio Ricardo Trad (PSD), primo do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), aconselhou que o primo não fugisse ao juramento que fez "na formatura". Mandetta, além de ministro, é médico.
Publicação feita pelo deputado, nesta quarta-feira (25), veio após pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro que descredibilizam alertas do Ministério de Saúde quanto à crise do covid-19.
Em entrevista ao Congresso em Foco, o congressista avaliou que, ou Mandetta mantém as recomendações técnicas, correndo o risco de virar alvo do presidente, ou compactua com o discurso de Bolsonaro, recuando em tudo o que disse até agora.
>> Bolsonaro mira na imprensa e atinge Mandetta
>> 'Em abril o sistema de saúde entrará em colapso', diz Mandetta sobre coronavírus
Ao mesmo tempo em que Mandetta fala em colapso na saúde pública devido à crise do coronavírus, Bolsonaro, por outro lado, nega possibilidade de crise e defende que o País não deve parar por causa do vírus.
>> Bolsonaro se refere a impacto do Coronavírus como 'histeria'
O chefe do Executivo criticou as ações que governadores e prefeitos têm tomado e defendeu a adoção de isolamento apenas para idosos e pessoas com problemas de saúde (isolamento vertical).