Em meio a crise gerada pela pandemia de coronavírus, o Brasil estuda maneiras de amparar as pessoas que trabalham na informalidade, os pequenos e microempreendedores e também as grandes empresas, já que o impacto se estende por toda a cadeia econômica. Durante entrevista à Rádio Jornal, concedida na tarde desta quinta-feira (26), o deputado federal Raul Henry (MDB-PE) elogiou a proposta do “coronavoucher” e o “orçamento de guerra” e afirmou que é preciso salvar as empresas e os empregos.
>> Rodrigo Maia defende coronavoucher de R$ 500 a informais
>> Dinheiro prometido não chega, e empresas aceleram demissões
>> Com 77 mortes, Brasil tem 2.915 casos de coronavírus
Levando em consideração que o orçamento destinado para contornar os problemas gerados pela crise será um montante à parte, Raul Henry afirmou ainda que “conseguir este dinheiro não é um problema”, acrescentando que é possível diminuir salários dos servidores e taxar grandes fortunas.
“Temos que salvar as empresas e, sobretudo, os empregos dessas empresas. A ação do governo federal tem que ser no sentido de oferecer amparo às pessoas e às empresas. Ouvi comentários de economistas respeitados e tem que ir nessa direção. O Estado subsidia as folhas das empresas para que elas não demitam os trabalhadores”, disse. Henry citou ainda que o país pode se espelhar no exemplo da Alemanha pós-guerra, onde o governo ajudava empresas financeiramente para manter os empregados.
Fazer o orçamento paralelo, na opinião do deputado, não é difícil. “As receitas devem vir de outras iniciativas. Estão sendo propostas a redução de jornada e salários dos servidores, a começar pela Câmara dos Deputados, fala-se também em taxar grandes fortunas para que os mais ricos também participem disso. O problema maior não é como gerar esse orçamento, mas sim fazer esse dinheiro chegar na mão de quem precisa”, argumentou.
Também na tarde desta quinta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) defendeu o pagamento de R$ 500 a trabalhadores informais ( sem carteira assinada ou empreendedores sem registro), auxílio apelidado pelo Governo Federal de "coronavoucher", durante a pandemia, durante entrevista coletiva.
Endossando o discurso de Maia, Henry disse que a proposta foi “muito correta” e que o orçamento paralelo “não contamina o orçamento fiscal do país”. “Não é nada além do razoável para enfrentar uma calamidade”, destacou.
O deputado também fez críticas à equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmando que o Ministério da Economia demorou para reagir à crise resultante da pandemia e enfatizou que os deputados estão de plantão esperando as propostas do Executivo para votá-las o quanto antes.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.