Em uma nova rodada de pesquisa feita pela XP Ipespe, concluída na última quinta-feira (30), o resultado indicou que, desde o pedido de demissão de Sergio Moro do Ministério de Justiça e Segurança Pública, em 24 de abril, a avaliação positiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) caiu 4 pontos percentuais, de 31% para 27%. Enquanto isso, a avaliação negativa saltou 7 ponto percentuais, de 42% para 49%.
» Evangélico, André Mendonça, substituto de Moro, é 'terrivelmente técnico'
O movimento na expectativa para o restante do mandato de Bolsonaro também sofreu variação. A expectativa negativa passou de 38% para 46%, enquanto a positiva foi de 35% para 30%.
» Bolsonaro chama Moro de 'Judas' horas antes do ex-ministro depor
No período, caiu também a nota média atribuída ao presidente. O que antes era 5,1 na pesquisa divulgada em 24 de abril, agora se tornou 4,7 no levantamento atual. Já a nota média atribuída a Sergio Moro teve movimento inverso: passou de 6,2 para 6,5 desde sua saída do ministério.
Sobre os efeito da demissão de Moro do Ministério da Justiça, continua em 67% a fatia dos entrevistados que acreditam que ela trará impactos negativos para o restante do governo.
» Em conversa com apoiadores, Bolsonaro expõe cartaz que chama de 'fofoca' print exposto por Moro
» Novo ministro da Justiça, André Mendonça já lançou livro em homenagem a Dias Toffoli
Em relação ao novo ministro, André Mendonça, 69% dizem acreditar que ele terá uma atuação com interferências do presidente, enquanto 19% esperam uma atuação independente.