Bolsonaro escolhe Renato Feder como novo ministro da Educação, diz jornal

O secretário de Educação do Paraná havia se encontrado com Bolsonaro antes da escolha de Decotelli
JC
Publicado em 03/07/2020 às 10:00
Feder é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) Foto: REPRODUÇÃO


De acordo com informações do jornal Estadão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para comandar o Ministério da Educação. Feder havia se reunido com Bolsonaro antes da escolha do ex-ministro Decotelli, que não chegou a tomar posse da pasta após denúncias sobre incoerências no currículo. 

Bolsonaro teria dito na última quinta-feira (2), em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, que deveria escolher ainda ontem o novo ministro da Educação.

» Bolsonaro diz que deve decidir novo ministro da Educação nesta quinta-feira (2)

Segundo o jornal, fontes informaram que o chefe de Estado havia preferido Feder ao invés de Decotelli, mas optou por alguém mais velho. Decotelli tem 70 anos e Feder, 42. A preferência também se deu por sua relação com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já que o empresário chegou a trabalhar na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e também doou R$ 120 mil à campanha do tucano para prefeito.

» Com vetos, Bolsonaro sanciona lei que determina o uso de máscara em locais públicos

O nome de Feder aparece no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como a sétima maior quantia entre os doadores da campanha, que recebeu R$ 12 milhões. Na época, ele era proprietário da Multilaser, uma empresa na área de tecnologia. No entanto, seu nome não consta entre os doadores da campanha de Doria para governador.


TAGS
política brasil educação jair bolsonaro enem e educação Coluna margarida azevedo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory