O deputado federal João Campos (PSB) quer criar uma área exclusiva na estrutura organizacional da Prefeitura do Recife para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo. Principal nome do PSB para a sucessão do prefeito Geraldo Julio, a proposta do parlamentar tem como objetivo responder às demandas de forma mais ágil através de um canal direto com o executivo municipal, no entanto, o setor ainda não está desenhado. Seu funcionamento e se seria um braço vinculado a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, ainda está na fase de estudos.
>> Transporte público, aglomerações e demagogia
>>Pernambuco atinge triste marca de mais de 100 mil casos de coronavírus
“É importante ter foco e agilidade nas decisões que impactarão a vida da maioria da população. Estamos falando de 71% dos recifenses que vão a pé ou utilizam o ônibus como principal meio de transporte. Defendo que voltemos o nosso olhar à mobilidade humana”, afirmou João, antecipando o nome para essa área de atuação.
O parlamentar considera que houve avanços significativos nas gestões do PSB, a exemplo do aumento das ciclovias (expansão superior a 420% na malha desde 2013) e da faixa azul (desde 2013, quando o projeto foi iniciado, a cidade já conta com cerca de 58 km de faixas exclusivas). João Campos também pontua que apenas 15% dos recifenses utilizam do carro para ir ao trabalho, e que, já existem órgãos e políticas próprias para gerenciar a mobilidade urbana para esses veículos.
“Para a próxima gestão, é preciso avançar e criar uma organização que garanta ainda mais prioridade na padronização e uniformização de todas as intervenções de acessibilidade, segurança, arborização, pavimentação de vias com calçadas ampliadas, faixas de ônibus, ciclovias, assim como aprofundar o debate em torno de iniciativas bem sucedidas ao redor do mundo”, complementa.