eleições 2020

Programa de governo de Thiago Santos e Aníbal Valença que formar escolas 100% inclusivas

A proposta de governo sustenta o discurso de nacionalizar a campanha "Fora Bolsonaro"

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/09/2020 às 16:52
ARTES JC
ELEIÇOES - FOTO: ARTES JC
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

O candidato a prefeito do Recife Thiago Santos (UP) e seu vice Aníbal Valença (PCB) compondo a chapa "Frente de esquerda do Recife" tem como principal proposta no plano de governo a educação. O plano, que já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem 14 páginas e é dividido em 12 eixos.

O documento sustenta o discurso de nacionalizar a campanha "Fora Bolsonaro/Mourão/Guedes. Fora o programa da aliança ultra liberalismo e neofascismo" em oposição ao governo federal. A justificativa colocada no documento é que as medidas do governo "permitem o aumento da renda dos trabalhadores por todo o País, inclusive Recife".

>> Confira dados e as propostas de Thiago Santos na íntegra

A formação de escolas 100% inclusivas com a garantia do acesso à cultura e educação para todas as crianças e realização de concursos são objetivos traçados na proposta para a educação, caso eleito. "Se antes já era difícil garantir às crianças mais pobres o acesso à educação de qualidade e a sua permanência nas escolas, com a pandemia a situação dos estudantes piorou", afirma o documento.

Para habitação, saneamento e direito à cidade, o estímulo é a democratização da propriedade de terra "pondo fim às grandes propriedades ociosas e desapropriando as áreas privadas que sejam de interesse social" e ajudar a população de rua a encontrar um lar.

>> Programa de governo de Marília Arraes e João Arnaldo para o Recife prega garantia de direitos sociais

>> Programa de governo do Coronel Alberto Feitosa e pastor Wellington Carneiro prioriza transparência e combate à corrupção

>> Programa de governo de Marco Aurélio Meu Amigo e Coronel Zé Alves prioriza educação no Recife

>> Programa de governo de João Campos e Isabella de Roldão aponta eixos que vão nortear propostas a serem construídas ao longo da campanha

>> Conheça as propostas de governo de Mendonça Filho e Priscila Krause para a Prefeitura do Recife

>> Programa de governo de Carlos Andrade Lima e Rosaly Almeida tem como foco o liberalismo no Recife

No que se refere às mulheres, a defesa é que o sistema "aproveita do machismo e do racismo para aumentar a exploração sobre os grupos excluídos", e visa o fortalecimento da presença das mulheres em diversas etapas de processos democráticos, a garantia da proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos nos termos da lei, tendo a proibição da diferença salarial como exemplo, e a redução do índice de violência contra a mulher.

No caso da população negra, o incentivo aos movimentos culturais e religiosos de matrizes africanas, e às ações de combate ao racismo institucional nos ambientes de saúde, assim como o apoio a iniciativa legislativa para retirada de estátuas, nomes de ruas e praças que fazem referência a racistas e fascistas.

Na saúde, a chapa pretende revogar todos os contratos com organizações sociais na gestão das unidades de saúde e retorno para a administração direta, ampliação dos profissionais de saúde em todas as unidades e a criação de centros de saúde de psicologia e psiquiatria.

No que tange ao salário, renda e emprego, o certificado explica que a reforma trabalhista e ampliação da terceirização "aprofundaram as péssimas condições de trabalho no País, além de aumentar o índice de informalidade e desemprego". O plano pretende criar uma cooperativa municipal dos produtores rurais, onde todos os insumos devem ser obtidos com recurso municipal, inclusive as terras, e a redução de jornada dos servidores para seis horas diárias.

Para o meio ambiente e a mobilidade urbana, Santos coloca o monitoramento ambiental como um processo de coleta de dados e acompanhamento contínuo dos indicadores ambientais. Como proposta para a cidade, ele vida a ampliação e melhoria da frota de ônibus, das áreas verdes, redução da tarifa do transporte público.

No orçamento público e finanças, o objetivo é a realização de uma reforma tributária para taxas as grandes propriedades e grandes empresas, isenção do pagamento do IPTU para famílias com renda per capita de um salário mínimo.

Já para cidadania, participação social e direitos humanos, são traçadas a elaboração do projeto conselho popular, mapeamento dos moradores de rua para fazer um levantamento da necessidade das pessoas e elaborar estratégias para auxilia-los.

A criação de uma TV e o fortalecimento da rádio Frei Caneca FM, o estimulo e apoio a estruturação e funcionamento de meios de comunicação popular e comunitária são pilares para a comunicação. Na segurança pública, a proposta é o fim da repressão à classe trabalhadora informal e também a realização de um processo de reeducação da guarda municipal e a extinção batalhão de choque.

Na cultura, esporte e lazer, o incentivo ao polo cultural infantil dos carnavais, aos artistas populares, e ação conjunta da comunidade com órgãos públicos para a manutenção e recuperação das instalações e equipamentos de lazer existentes fazem parte do plano.

DIVULGAÇÃO
A proposta do candidato a prefeito do Recife Thiago Santos (UP) está disponível no site do TSE - FOTO:DIVULGAÇÃO
JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias