O deputado federal João Campos (PSB), candidato a prefeito do Recife, lançou nesta sexta-feira (25) uma ação de combate a disseminação de notícias e informações falsas, as chamadas Fake News. A campanha é intitulada de "Recife não tá pra fake", onde os eleitores podem enviar as denúncias através de um número de Whatsapp. As informações falsas serão colhidas pela equipe de campanha do socialista e encaminhadas à Justiça.
"Se você compartilha informação falsa, você está sendo manipulado, porque essa informação foi criada por alguém, planejada por alguém. Então, ao repassar uma informação falsa você está fazendo o jogo de alguém que foi covarde. Isso a gente não pode tolerar. E isso não é só na política. Isso é na vida! O Recife não está pra fake”, afirma João Campos, no vídeo que está disponível em suas redes sociais.
>> Maioria de mulheres e com ensino médio completo. Veja o perfil do eleitorado do Recife
>>Confira quem são os candidatos mais ricos que disputarão a Prefeitura do Recife em 2020
>> Programa de governo de João Campos e Isabella de Roldão aponta eixos que vão nortear propostas a serem construídas ao longo da campanha
Ainda de acordo com o prefeiturável, esse seria o momento - principalmente por se tratar do período eleitora - da população recifense poder se posicionar e enfrentar essa prática crescente no país. “A gente tem uma excelente oportunidade, na eleição, de mostrar que não compactua com a promoção de inverdades”, afirma.
João Campos também destacou que o combate às fake news deve ser uma bandeira política e cidadã, mas apartidária, reunindo todos os envolvidos no processo eleitoral da cidade. “Vale destacar que a Justiça Eleitoral está atuando fortemente no combate às notícias falsas intencionalmente espalhadas, inclusive com punição para aqueles que compartilham, não somente com quem cria as fakes”, ressalta. O contato disponível na ação "Recife não tá pra fake" é o (81) 9 9164.1000.
Dias após a realização da convenção partidária do PSB, que homologou a candidatura a prefeito de João Campos e a candidatura a vice-prefeita de Isabella de Roldão (PDT), um vídeo começou a circular na internet, principalmente no Whatsapp, em que imagens de aglomeração estariam sendo atribuídas ao evento partidário.
O vídeo foi desmentido pela equipe de comunicação da Frente Popular do Recife, através de nota. "Já é de conhecimento público, inclusive pelo amplo noticiário da Imprensa, que o evento que aprovou a postulação do socalista foi realizado pela internet, com transmissão pelo canal do YouTube do Partido Socialista Brasileiro e respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias", afirmou o comunicado.
O candidato a prefeito respondeu alguns internautas que chegaram a critica-lo por causa do vídeo. João Campos atribuiu as falsas imagens a oposição e que "esta será sem dúvida a eleição com mais fake news da história".