INTENÇÃO DE VOTOS

Ibope/JC/Rede Globo: Aliados de João já consideram disputa final no segundo turno

A expectativa dentro do PSB era de que o candidato pudesse manter os 33% das intenções de votos ou ultrapassar esse percentual, mas o cenário trazido na terceira rodada da pesquisa é visto como positivo pelos socialistas.

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 29/10/2020 às 21:51
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
As intenções de voto em João Campos são mais expressivas entre eleitores de 16 a 24 anos (39%) e entre aqueles que avaliam a gestão de Geraldo Júlio como ótima ou boa (46%) - FOTO: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Atualizada em 22h10

Apesar de variar negativamente dentro da margem de erro, o candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, o deputado federal João Campos (PSB), segue na liderança das intenções de voto com 31% segundo a terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo. Internamente, os socialistas esperavam que houvesse um crescimento do prefeiturável ou uma manutenção dos 33% das intenções, conforme a rodada anterior divulgada no dia 15 de outubro, mas consideram os novos percentuais positivos. 

>> Na reta final da campanha eleitoral, TRE-PE proíbe comícios, carreatas, bandeiraços, passeatas e caminhadas em todo Estado

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, João segue na liderança; 2º lugar tem empate técnico, mantendo tendência de 2º turno

Para algumas lideranças do PSB,  a amostra desta quinta-feira (29) traz um cenário mais realista de um eventual segundo turno. “Nós trabalhamos para vencermos no primeiro turno, todo o planejamento da campanha é para isso. Agora, sendo realista, hoje é muito mais provável irmos ao segundo turno e não é só os números que nos mostram isso, mas o próprio sentimento de que devemos enfrentar esse cenário”, declarou um socialista, em reserva.

Artes/JC
Terceira pesquisa para Prefeitura de Recife - Artes/JC

Para o líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), a ideia é de que a campanha seja intensificada nas próximas semanas. “Ainda temos muitos dias pela frente. Boa parte dos indecisos deverão optar por alguma das candidaturas e mais perto da eleição isso vai ficando mais claro. Estamos na expectativa da vitória no primeiro turno, mas as oscilações são naturais do processo da política. Vemos que a tendência é de que João possa ampliar essa margem de votos entre os demais”, comentou o parlamentar ao JC.

O candidato a prefeito João Campos foi procurado pela reportagem para falar a respeito dos números trazidos pela pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, mas sua assessoria de campanha afirmou que o postulante não irá comentar a amostra. A candidata a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT) também foi procurada, mas a assessoria de imprensa informou que ela também não irá comentar.

Segundo o Ibope, as intenções de voto em João Campos são mais expressivas entre eleitores de 16 a 24 anos (39%) e entre aqueles que avaliam a gestão de Geraldo Júlio como ótima ou boa (46%). Na comparação com a pesquisa anterior, o candidato não apresenta crescimento além da margem de erro, porém, é possível notar uma queda de respostas nos seguintes perfis: dos evangélicos, de 35% para 27%; e das pessoas com renda familiar de mais de dois a cinco salários mínimos, de 32% para 25%.

Entre o eleitorado masculino, Campos obtém 33% dos votos, e entre as eleitoras mulheres ele alcança 30% das intenções de voto. Quando o recorte é feito por raça/cor, o candidato do PSB tem mais votos entre os que se declararam pretos e pardos, com 32%. Já os que se declararam brancos, a intenção de votos é de 30%.

A terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE00353/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo.

ESTRATÉGIA DE CAMPANHA

A intensidade da campanha nas ruas deverá aumentar nas próximas semanas, mas o tom de “não ataque” deverá permanecer, segundo avaliam os socialistas internamente, independente de quem for o candidato a ir para o segundo turno com João Campos.

>> Ibope/JC/Rede Globo: João vence todos os candidatos a prefeito do Recife em simulação do segundo turno

Nem mesmo as acusações feitas pela oposição de que o prefeiturável estaria escondendo de sua campanha o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio (ambos do PSB), e de que não tem experiência em gestão pública, pelo fato de ter apenas 26 anos, é tido como motivo para um enfrentamento.

“Cada campanha tem sua estratégia, o candidato é João Campos. Sua postura está correta e obviamente temos que o que mostrar para a população. A campanha está apresentando suas propostas e mostrando a competência que o candidato tem”, defendeu o deputado Isaltino Nascimento.

Na pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, o candidato do PSB é o único que venceria todos os candidatos em um cenário de segundo turno. Quando a disputa é colocada entre João Campos e a Delegada Patrícia Domingos (Podemos), o socialista vence a disputa com 45% das intenções de voto, contra 38%.

Na disputa contra a candidata do PT, a deputada federal Marília Arraes, João Campos teve uma queda de três pontos percentuais, mas ainda segue vencendo. O socialista tinha 44% e, agora, tem 41%. Já Marília, aumentou um ponto de 33% para 34%. A maior vantagem de João Campos num possível segundo turno se dá contra o candidato do Democratas, Mendonça Filho. Neste cenário, João tem 46% e Mendonça 32%. Os dois caíram neste recorte, pois em outubro o socialista pontuou 48% e o democrata 33%.

“Nós observamos que o tom ameno entre a oposição está ficando mais pesado. A tendência que a gente observa é que Mendonça Filho, venha a esquecer mais João Campos e bata mais de frente com Marília Arraes e a Delegada Patrícia. São duas disputas diferentes, porque ele precisa agora chegar ao segundo turno”, avaliou o socialista, em reserva.

DEBATE UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizaram, nesta quinta-feira (29), um debate entre os candidatos a prefeito do Recife que obtiveram a melhor pontuação nas pesquisas. O candidato João Campos apresentou suas propostas de campanha e ressaltou que enquanto deputado federal, tem atuado na defesa da ciência, tecnologia e inovação, colocando os investimentos dessa área como prioridades em seu governo. 

“Vamos trazer essa preocupação para cidade e fazer uma política municipal de transformação digital e inovação aberta. A gente precisa inovar e chamar pessoas para colaborarem. A sociedade civil, o terceiro setor, a iniciativa privada. Vamos fazer a contratação de projetos específicos na área de tecnologia, que a gente possa reduzir a burocracia, dar um novo salto tendo as universidades como parceiras, as startups como aliadas para tantas áreas, da educação à saúde. A telemedicina vem como algo que vai ficar e isso é um importante avanço que temos visto. Vamos consolidar isso no Recife e compreender que orçamento público pode e deve ser indutor de tecnologia, pode ajudar no fomento, na pesquisa e inovação”, declarou.

O candidato também teve oportunidade de apresentar propostas na área de sustentabilidade. Entre elas, a expansão em 50% do saneamento nas áreas de interesse social na cidade, a melhoria da arborização, ampliação da malha cicloviária e a requalificação das calçadas. “Vamos colocar a agenda clima e proteção na rotina da Prefeitura do Recife. Vamos fazer políticas de incentivo a algumas práticas construtivas. Isso dialoga com futuro da cidade e a gente está pronto para fazer”, disse.

Na sua apresentação, o candidato pontuou propostas importantes para redução das desigualdades na cidade e reafirmou que está pronto para garantir melhorias para o futuro da cidade. “Eu vejo o futuro do Recife de maneira diferente. Recife é cidade boa e tem como avançar muito mais. Eu estou disposto a animar e engajar o recifense e botar política a serviço das pessoas para que a gente possa mostrar que política bem feita é sim instrumento de transformação e redução das desigualdades do nosso país”, frisou João.

 

 

 

 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC
Artes/JC
Terceira pesquisa para Prefeitura de Recife - FOTO:Artes/JC

Comentários

Últimas notícias