Eleições 2020

Marília Arraes promete aumentar 25% das equipes de assistência odontológica do Recife

A candidata a prefeita do Recife discutiu sobre a pauta da Saúde Bucal no Recife em reunião no Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/10/2020 às 19:19 | Atualizado em 30/10/2020 às 21:32
Ricardo Labastier/Divulgação
"A assistência bucal está no mesmo contexto que a saúde básica, ambas foram desmontadas", afirmou Marília - FOTO: Ricardo Labastier/Divulgação
Leitura:

 

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Devido à proibição de comícios, carreatas, bandeiraços, passeatas e caminhadas no estado, impostas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), a candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) cancelou as suas agendas de rua marcadas para esta sexta-feira (30), que incluíam a "Caminhada Lilás", com a participação da presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffman. Mas a petista manteve uma reunião com o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Eduardo Vasconcelos, ocasião em que discutiu sobre a rede de atenção á saúde bucal na capital pernambucana, ampliação do acesso e formação continuidade dos profissionais de odontologia. 

A candidata disse se comprometer a aumentar em 25% as equipes de assistência odontológica da cidade. "Hoje temos apenas 180 equipes de assistência bucal, número que não cobre 40% da população. A assistência bucal está no mesmo contexto que a saúde básica, ambas foram desmontadas", afirmou Marília.

>> Candidatos a prefeito em Pernambuco repercutem decisão do TRE-PE de proibir atos de campanha presenciais

>> Ibope/JC/Rede Globo: Marília Arraes foi a única que cresceu acima da margem de erro na terceira rodada

O CRO-PE tem uma proposta de criar uma Gerência de Saúde Bucal no Recife, explica Eduardo Vasconcelos. "Também faz parte da nossa pauta a ampliação da oferta de serviço de especialidade e também a ampliação do terceiro turno de atendimento par Saúde Bucal."

"A preocupação do Recife Cidade Inteligente é bem parecida com a do Conselho, que é garantir a assistência odontológica às pessoas que não podem pagar. É por isso que a campanha 'Todos têm direito a sorrir', promovida pelo CRO, é tão importante", afirma Marília.

O "Todos Têm Direito a Sorrir" é uma campanha do CRO-PE de participação no debate das eleições municipais, em que recebem os candidatos para apresentar propostas na área da saúde bucal de interesse da categoria para os poderes Legislativo e Executivo Municipal. 

Ao longo da sexta (3), a candidata recebeu membros de entidades do terceiro setor e assinou três cartas de compromisso nas áreas da Primeira Infância, atendimento à Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pela luta antimanicomial. 

Em reunião com integrantes da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, do Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial de Pernambuco, do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão e do Coletivo de Lírios de Garanhuns, ela recebeu uma carta de apoio à sua candidatura. "A luta antimanicomial e indispensável na construção de um projeto de governo democrático e inclusivo. E fundamental reduzir esses abismos sociais e defender o acesso a direitos fundamentais, como saúde e educação", apontou Marília no seu Instagram. 

Marília também participou de reunião com a Associação Mães e Anjos Azuis, que atende pessoas com autismo e suas famílias no Recife. "É função da gestão pública garantir o tratamento adequado para as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como melhorar a qualidade de vida dessas famílias. No encontro, assinei uma carta de compromisso com a pauta na presença de Ana Soares e Aurineide Lima, que fazem parte da Mães e Anjos Azuis e a deputada Teresa Leitão", disse a candidata na rede social. 

Por fim, ela recebeu representantes da Rede Primeira Infância de Pernambuco (REPI), que articula junto com organizações da sociedade civil, governamentais e privadas na garantia dos direitos da Primeira Infância (crianças de 0 a 6 anos). "Educação, creches e a primeira infância são prioridades do Recife Cidade Inteligente", disse. 

Lula

Foi veiculado na quinta-feira (29) o primeiro vídeo gravado entre Marília Arraes e o ex-presidente Lula (PT). Ela viajou até São Paulo na última segunda-feira (26) para gravar material de campanha com o petista para o seu guia eleitoral. O apoio do petista à sua candidatura tem sido cada vez mais explorado nesta reta final de campanha. Segundo afirmou o vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, ao JC na última segunda-feira (26), a gravação serviu para "dar mais segurança a ela pela liderança que ela exerce nesse momento, o apoio necessário para ir ao segundo turno, mostrar para ela o quanto o lula tem compromisso com os pernambucanos e com o Recife", disse. 

No vídeo, Lula diz que Marília tomou uma decisão "extraordinária" e histórica de se candidatar para ser eleita "a primeira prefeita do Recife". "Presidente, porque eu conheço bem a cidade e o Recife é uma das cidades mais desiguais do País, então a gente tem essa grande responsabilidade de combater as desigualdades da nossa cidade", responde Marília. 

Lula continua o diálogo citando o fato do PT já ter administrado a capital pernambucana. "O PT governou muito mais pensando em melhorar a vida do povo mais necessitado, o povo mais pobre do que qualquer outro prefeito", disse o ex-presidente. "O povo sabe diferenciar bem quem é do nosso lado e quem é do lado de cá. E lado de cá que que coloca o povo mais pobre no orçamento da cidade, do estado, do município, é assim que o PT trabalha", diz Marília. 

"Ela tem uma obra principal que é garantir ao povo pobre o tratamento respeitoso, seja na saúde, na educação, seja na sua moradia, seja na rua que ele mora, porque é isso que melhora a vida das pessoas. Se você quiser governar uma cidade, um estado, uma nação bem governada, governe com o coração de mãe, e eu estou falando com uma mãe. Recife precisa de Marília. E Marília precisa de vocês", finaliza Lula. 

TRE-PE

Após o anúncio da resolução do TRE-PE que proibiu proibição de agendas que promovam aglomerações em virtude da alta de casos de covid-19 no estado, a candidata garantiu que seguiria "rigorosamente" a decisão. Ainda assim, a candidata disse entender "que a decisão extrapola as funções constitucionais do TRE-PE, e que também está em desacordo com o calendário de flexibilização do Poder Executivo Estadual, com previsão inclusive de volta às aulas nos próximos dias, e com festas, shows e atividades de lazer já acontecendo em todo o Estado", disse. 

Nesta sexta (30), ela voltou a falar sobre o assunto, e questionou a decisão e apontou como contraditório o fato de vários estabelecimentos estarem abertos, por exemplo, enquanto a campanha de rua não pode ser realizada. "Foi uma decisão que pegou todos de surpresa, porque no mesmo dia, o Governo do Estado anunciou que não estava havendo alta nos casos de covid-19, anunciou que a partir da próxima semana iniciará a 11ª etapa de reabertura", disse. 

Ela afirma que a saúde sempre foi colocada como prioridade pela sua candidatura, mas diz que é preciso dar continuidade à campanha. "É um exercício da democracia, uma democracia que já foi tão alvejada ultimamente. É por isso que eu estou gravando o vídeo para vocês para que a gente não se desmobilize, A gente vai continuar pedindo voto, vai continuar fazendo essa virada que está sendo construída pro todos nós e vamos continuar indo para as ruas, sem aglomeração, com menos gente, mas sempre conversando com as pessoas", explicou Marília. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias