Após o candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) divulgar em um dos programas do seu guia eleitoral elogios do prefeito Geraldo Julio (PSB) à sua atuação no Ministério da Educação, o democrata afirmou, na manhã desta terça-feira (20), que o artifício foi utilizado para "revelar a verdade" para os eleitores recifenses. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Ynterativa FM, onde Mendonça apresentou suas propostas para a cidade e teceu uma série de críticas às gestões socialistas e petistas no Recife.
"(Minha intenção ao usar as imagens foi) Revelar a verdade. Quando a gente vai para o embate eleitoral, muitas vezes assiste o oponente querer desconstruir a nossa imagem, sobretudo como ministro da Educação. Mas nós apresentamos, a partir daquele áudio e vídeo, um elogio do Geraldo Julio à minha pessoa e à minha performance e desempenho enquanto ministro. Ao colocar aquele vídeo eu estou retirando a discussão do debate eleitoral e mostrando qual era e sempre foi a opinião dele sobre o meu mandato", declarou o ex-auxiliar do então presidente Michel Temer (MDB).
>> Mendonça Filho promete encabeçar projeto de expansão do Metrô Recife
A fala de Geraldo usada por Mendonça foi gravada em vídeo no ano de 2018 pelo próprio MEC, durante passagem do prefeito por Brasília para a liberação de cerca de R$ 10 milhões que deveriam ser usados na construção de seis creches no Recife. Nas imagens, Geraldo Julio agradece os recursos ao então ministro e refere-se a ele como "um apaixonado pelo Recife".
A Frente Popular do Recife chegou a acionar a Justiça Eleitoral pedindo a retirada do programa de rádio do ar, mas a juíza Virgínia Gondim Dantas indeferiu a solicitação no último dia 11.
Com 18% das intenções de voto, Mendonça é o candidato que, numericamente, está em segundo lugar na segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo divulgada na última semana. O primeiro colocado no levantamento, João Campos (PSB), porém, está 15 pontos percentuais à frente do democrata, com 33% das menções. Na entrevista desta manhã, contudo, o ex-governador mostrou-se animado com a colocação e disse estar confiante de que chegará ao segundo turno.
"Eu estou consolidado em uma posição que me coloca no segundo turno. Com a quantidade de candidatos lançados no pleito deste ano, não é uma disputa fácil, mas eu estou com muita fé, com muita expectativa de que a gente vai para o segundo turno e que vai ganhar a eleição, pois por onde quer que se ande, o sentimento é de mudança", declarou o postulante.