Antônio Nena Cabral promete construir três policlínicas em Paulista

O candidato ressaltou que os postos de saúde serão mantidos com medicina alternativa e preventiva, para diminuir a sobrecarga das policlínicas
JC
Publicado em 20/10/2020 às 19:14
O presidente Jair Bolsonaro defende o voto impresso e disse diversas vezes que houve fraude na própria eleição que o elegeu em 2018 Foto: AGÊNCIA BRASIL


Arte: JC - Eleições 2020

Candidato à prefeitura de Paulista, Antônio Nena Cabral (PSDB) foi sabatinado pela Rádio Jornal nesta terça-feira (20), e prometeu, a partir de gerenciamento, construir três policlínicas com 27 especializações no município. De acordo com o candidato, a ação será feita com recurso do governo federal.

Por Paulista não ter maternidade, Nena afirmou que irá construir três policlínicas na cidade e ressaltou o Sistema único de Saúde (SUS). "O que precisa, é saber gerenciar. Quando aprimora o sistema de saúde, todos os municípios vizinhos vão buscar onde está funcionando. Devemos ter um gerenciamento para conter essa demanda. Vamos construir três policlínicas com 27 especializações. Uma na Paulista tradicional, em Maranguape e outra nas praias. Mas vamos manter os postos de saúde com medicina alternativa e preventiva, porque vai diminuir a sobrecarga", ele disse, ainda, que a matéria prima vai existir independente de recurso, "o governo federal tem verba para isso, falta seriedade para aplicação".

TRANSPORTE

Para resolver a problemática do transporte, já que a cidade não é acobertada pelo Consórcio Recife, o candidato atenuou que o objetivo é fazer um trabalho de interligação dos bairros com a criação do transporte municipal. "Não se pode sair de um bairro das praias para o centro, porque tem que desembarcar no Pelópidas (terminal integrado). Vamos criar o transporte municipal com micro ônibus, como tem o exemplo de Jaboatão e Camaragibe. Nada contra kombi, elas tem que ser aproveitadas. Proprietários tem que ser treinados e capacitados, porque existe o fundo de amparo ao trabalhador, ao fato de que tem verba suficiente para isso", explicou.

ESPORTE

Uma das propostas de governo é a revitalização do estádio de futebol Ademir Cunha. De acordo com Cabral, o objetivo é criar atividades e competições de bairros, com escolas públicas municipais, estaduais e privada. "É lá onde está o talento. Precisamos interagir com a cidade para minimizar a violência e descobrir os talentos".

Questionado se não teria melhor aproveitamento de recurso o destinando para dentro das comunidades, com a construção de praças esportivas, ele ressaltou que esta ação também será feita e também irá trabalhar com a iniciativa privada. "Todos os clubes vivem de investimento da inciativa privada. Não vamos transferir recursos públicos para isso. Vamos fazer parceria, porque Paulista tem um leque próximo da região. Vamos recuperar os campos de Várzea e dar a esses jovens atividades poliesportivas para descobrir os nossos talentos e esse jovem que precisa sair da marginalidade".

ORLA

No que se refere à revitalização da orla de Paulista, Nena explicou que o governo federal tem um programa que contempla as ações voltadas para o local e falou da necessidade de criação de um consórcio intermunicipal. "Para fazer um parque ecológico com a restinga do manguezal que lá existe. Há essa extensividade da recuperação do avanço do mar, que foi feita pelos gestores anteriores, que não deram manutenção e (a orla) está totalmente destruída em alguns trechos. Vamos fazer essa parceria com o município de Igarassu, e precisamos implantar um sistema turístico inovador, porque o Litoral Norte tem as melhores belezas, mais ainda que Porto de Galinhas".

EDUCAÇÃO

A proposta de uma bolsa universitária é para estimular os alunos a partir da criação de um voucher. "Ele vai, e o outro vai querer ir também, e vai ter que aprimorar o regime. Não vamos criar a decadência do ensino público para estimular o privado. É para que o aluno se sinta na obrigação de também chegar a esse nível de contemplação", disse.

O tucano também falou que a obrigação do estímulo é para todos os níveis de escolaridade, mas é preciso implementar uma linha de trabalho com estrutura. "Vamos implementar a faculdade porque muitas pessoas de Paulista tem que se deslocar para estudar porque a cidade não tem uma faculdade pública. Vamos buscar convênio com o governo federal para implementar no Colégio Firmino da Veiga".

TAGS
paulista eleicoessjcc eleições 2020
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory