Após a Delegada Patrícia (Podemos), candidata à Prefeitura do Recife, receber o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vereador Jayme Asfora (Cidadania) retirou seu apoio à candidatura da delegada. O anúncio ocorre no dia em que a postulante foi recebida pelo chefe do Executivo nacional, em Brasília.
“Não apoiamos Bolsonaro e agora não apoiamos mais a candidatura da delegada Patrícia. O Cidadania pediu afastamento da campanha logo após a ligação com o presidente”, escreveu Asfora, que é ex-presidente da seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), nas redes sociais, após ser questionado por um seguidor.
Jayme é do mesmo partido do candidato a vice, Leo Salazar, e do deputado federal Daniel Coelho, coordenador da campanha de Patrícia. Daniel, manteve apoio ao palanque bolsonarista no Recife, apesar de a direção nacional do seu partido anunciar o afastamento de campanha da delegada.
O vereador, que tenta a reeleição, no período das convenções partidárias, chegou a ser cotado para assumir a vaga de vice na chapa de Patrícia, mas ele recuou e decidir tentar novo mandato na Câmara do Recife. À época, o parlamentar teceu elogios a Patrícia, a quem chamou de amiga.
"Gosto muito de Patrícia, a admiro, é minha amiga. Mas, no momento, sigo com a campanha para minha reeleição. Vou apoiar, claro, a discussão que o partido fizer sobre a eleição, mas meu nome não está colocado", disse o vereador em setembro.
A Delegada Patrícia foi recebida, na manhã desta segunda-feira (9), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no Palácio do Planalto, em Brasília. Nas redes sociais, a postulante, que recebeu o apoio presidencial no último sábado (7), afirmou que apresentou ao chefe do Executivo nacional seus projetos para as áreas de saneamento, habitação e segurança.
"O apoio do Governo Federal para a nossa candidatura foi reforçado em encontro com o presidente Jair Bolsonaro. A abertura desse diálogo vai proporcionar a viabilização de projetos muito importantes para o Recife. Hoje, em Brasília, apresentei nossas propostas para habitação, saneamento e segurança", publicou a candidata.
Após o encontro com Bolsonaro, Patrícia se disse animada e afirmou que a parceria com o governo federa será importante para superar a "grave crise financeira" vivida, segundo ela, pela capital pernambucana. "O presidente se comprometeu a tornar o governo federal um braço de apoio à nossa cidade. Mudar o Recife é o projeto que a cidade quer e essa porta aberta será de extrema importância para a garantia de recursos. Uma boa conversa institucional com o governo federal será importante para superar a grave crise financeira que vivenciamos", avaliou a delegada.