Falha em processador motivou atraso na divulgação dos resultados das eleições, diz presidente do TSE

"Um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo", disse o ministro Luís Roberto Barroso
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/11/2020 às 21:34
"Extraordinário porque nas últimas eleições foi mais de 20% e nesta eleição, 23%", disse o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso Foto: REPRODUÇÃO DE VÍDEO


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, explicou neste domingo (15) que um problema técnico foi o que gerou a lentidão na totalização dos votos nas eleições municipais.

"Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi exatamente o seguinte: um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo", disse o ministro.

O problema, de acordo com Barroso, ocorreu apenas no TSE. "Dados chegaram para a totalização totalmente íntegros e apenas o processo de somar essas 400 mil seções que ficou extremamente lento em razão de um dos processadores ter sofrido um problema técnico. Estamos agora em torno de 50% dos voto já totalizados", disse.

Barroso disse ainda que o atraso na divulgação dos resultados das eleições municipais deste ano é um "pequeno acidente de percurso sem nenhuma vítima"

"Lamento, vai atrasar. Não há nenhum risco de que o resultado não mostrar efetivamente o que foi votado", disse Barroso a jornalistas.

"Foi um pequeno acidente de percurso sem nenhuma vítima, salvo um atraso na divulgação final do resultado. Um atraso que, espero, seja apenas de algumas horas."

TAGS
Política eleições 2020 eleições sjcc
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory