Após oito anos na Prefeitura do Recife, Geraldo Julio assume secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), por nota, na qual afirmou que Geraldo "terá papel importante nesse desafio da retomada econômica pós-pandemia"
Mirella Araújo
Publicado em 31/12/2020 às 11:53
O prefeito Geraldo Julio transmite o cargo para o prefeito eleito João Campos, nesta sexta-feira (1º) Foto: NE10


Na véspera da transmissão de cargo para seu sucessor, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), foi anunciado como o novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. “Geraldo foi secretário e presidente de Suape em 2011 e fez um excelente trabalho. Ele vai ter um papel importante nesse desafio da retomada econômica pós-pandemia”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), por nota.

Nomeação para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pode alavancar eventual candidatura de Geraldo Julio a governador em 2022

>>Oposição questiona aquisição de imóveis e terrenos pela Prefeitura do Recife no fim do mandato de Geraldo Julio

>>Gestão Geraldo Julio termina com violência em alta no Recife; Relembre promessas para segurança

Geraldo é cotado como um dos principais nomes do partido para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de 2022, e a volta dele para a administração estadual estava em discussão há algumas semanas. Nos bastidores, o que estava sendo estudado era como dar visibilidade ao gestor nos municípios pernambucanos, ao mesmo tempo em que sua imagem deveria ser preservada de possíveis desgastes, a depender da pasta a ser comandada.

A chefia do gabinete do governador, vaga a ser deixada pelo secretário Milton Coelho, que assume uma cadeira na Câmara dos Deputados também a partir do dia 1º de janeiro, e a secretaria de Planejamento, caso Alexandre Rebelo assuma a secretaria de Educação, eram possibilidades ventiladas para o futuro político do prefeito do Recife. 

Antes de ser apadrinhado pelo ex-governador Eduardo Campos para se candidatar a prefeito do Recife, em 2012, quando saiu vitorioso e foi posteriormente reeleito em 2016, Geraldo Julio atuou na esfera estadual à frente das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Geraldo é formado em administração de empresas e servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado.

O novo secretário afirmou estar “entusiasmado com o novo desafio e pronto para se dedicar ao crescimento econômico do Estado.” O atual secretário, Bruno Schwambach, que nas palavras do governador “cumpriu uma missão dificílima diante da maior crise econômica global e trouxe investimentos recordes para o Estado”, vai se dedicar no próximo ano a um curso de alto nível na London Business School, na Inglaterra.

DESPEDIDA

O prefeito eleito João Campos (PSB), usou suas redes sociais, nesta quinta-feira (31), para prestar uma homenagem ao prefeito Geraldo Julio. Ele elencou algumas das ações realizadas durante os oitos anos de gestão do socialista, como o Hospital da Mulher, Compaz, Jardim do Baobá, Faixa Azul, e outras obras. 

"Mas a vida não é feita de pedra e cal, e a verdade é que foi com o coração que Geraldo cuidou de nossa capital nos últimos oito anos. E é isso que vai ficar na memória dos recifenses: o cuidado, o afeto e a luta incomensurável para gerar oportunidades para quem mais precisa e, claro, resolver questões importantes de nossa cidade", declarou João Campos. 



TAGS
Política Geraldo Julio Prefeitura do Recife Pernambuco PSB Paulo Câmara João Campos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory