Congresso

Caetano Veloso envia carta a João Campos e mostra desconforto sobre apoio a Arthur Lira: "me desassossega"

Artista enviou e-mail ao prefeito do Recife, lamentando seu apoio nos bastidores ao candidato do presidente Bolsonaro, Arthur Lira, à presidência da Câmara dos Deputados

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 31/01/2021 às 12:44 | Atualizado em 31/01/2021 às 13:01
Notícia
X

Dias atrás, Caetano Veloso, 78 anos, encaminhou e-mail ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), 27, sobre seu desconforto em vê-lo apoiar o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Arthur Lira (PP), à presidência da Câmara dos Deputados. A informação foi publicada na coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo. O cantor já havia declarado publicamente seu apoio a Baleia Rossi (MDB). 

DIVULGAÇÃO
Arthur Lira (PP) se encontra com o governador Paulo Câmara (PSB) e com o prefeito João Campos (PSB) no Recife - DIVULGAÇÃO

No texto, Caetano lembrou que viu João Campos pequeno ao lado dos pais, avós e tios-avós. "Claro que para mim você é a criança que vi perto de seus pais, avós e tios-avós. Mas estou consciente de que hoje você é o prefeito do Recife e começa uma história política pessoal que imagino ser importante", disse lembrando laços históricos de amizade com a família Arraes. 

Na mensagem, o artista também alertou para o perigo de não se ter uma Câmara independente. "Penso que você talvez saiba de necessidades do seu cargo que sugerem a atitude oposta. Mas não resisto a querer lembrá-lo que, além de considerar perigosíssimo o controle do executivo sobre o Congresso, é possível que os interesses da prefeitura de sua cidade sejam igualmente (ou até de maneira melhor) satisfeitos por um Câmara presidida por um deputado mais independente", escreveu. 

Por fim, Caetano recorre aos seus cabelos brancos e ao título de cidadão pernambucano (2003) para dizer ao "menino João" que rechaça seu apoio ao candidato de Bolsonaro. "Do alto dos meus 78 anos, tomo a liberdade de confessar que me desassossega que o candidato do presidente da república conte com seu apoio. Mando um forte abraço, como amigo de sua gente, como cidadão brasileiro e como cidadão pernambucano, que tenho a honra de ser", conclui.

Segundo a coluna de Lauro Jardim, João Campos respondeu ao e-mail de Caetano dizendo que não apoia nenhum dos dois candidatos, porque eles não lhe representam. Nos bastidores, no entanto, a informação é de que o prefeito tenha buscado votos para Lira. Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) declarou publicamente apoio a Baleia Rossi. 

>> "Não interfiro no voto de ninguém", diz João Campos após ser cobrado se apoia Lira

 

Veja a carta de Caetano Veloso para João Campos na íntegra

Caro João,

Claro que para mim você é a criança que vi perto de seus pais, avós e tios-avós. Mas estou consciente de que hoje você é o prefeito do Recife e começa uma história política pessoal que imagino ser importante. Com a mistura de carinho e respeito que essas realidades me dão, ouso escrever a você para pedir um pensamento mais reflexivo sobre o caso da disputa pela presidência da Câmara. Você deve saber que eu disse de público que, embora ame Erundina, preferiria que o PSOL votasse contra o candidato de Bolsonaro do que qualquer outra coisa. Não quis deixar de lhe pedir o mesmo.

Penso que você talvez saiba de necessidades do seu cargo que sugerem a atitude oposta. Mas não resisto a querer lembrá-lo que, além de considerar perigosíssimo o controle do executivo sobre o Congresso, é possível que os interesses da prefeitura de sua cidade sejam igualmente (ou até de maneira melhor) satisfeitos por um Câmara presidida por um deputado mais independente.

Você sabe que eu não faço política e devo soar ingênuo a quem está dentro do jogo. Mas não posso evitar esse comentário (que teria pretensão de fazer alguma pressão sobre seu pensamento). Tenho orgulho de vê-lo tão jovem na posição que alcançou. Do alto dos meus 78 anos, tomo a liberdade de confessar que me desassossega que o candidato do presidente da república conte com seu apoio.

Mando um forte abraço, como amigo de sua gente, como cidadão brasileiro e como cidadão pernambucano, que tenho a honra de ser.

Caetano.

Tags

Autor