Após a primeira dose de vacina contra a covid-19 ter sido ministrada pelo governo de São Paulo neste domingo (17), o governador Paulo Câmara (PSB) cobrou publicamente do Ministério da Saúde um cronograma para o início da imunização nos demais estados da federação. A pressão de governadores sobre a União se elevou nas últimas semanas, já que São Paulo produziu doses da Coronavac através do Instituto Butantan, ao contrário de outros estados, que dependem da distribuição federal.
>> Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford
>> Doria diz que determinará ao Butantan entrega de vacinas contra covid-19 para que Saúde distribua
>> Após liberação de vacinas contra covid-19 pela Anvisa, Ministro Pazuello faz pronunciamento
"As vacinas da Astrazeneca/Oxford e da Sinovac/Butantan cumpriram todas as etapas e foram aprovadas para uso emergencial pela Anvisa. Os estados estão prontos, o Governo Federal precisa divulgar o cronograma e iniciar a vacinação já", publicou Paulo Câmara no Twitter.
Recife
O prefeito do Recife, João Campos, que testou positivo para o novo coronavírus nesse sábado (16), disse que a Capital está pronta para dar início ao programa de imunização e também cobrou agilidade no envio das doses.
"Agora com duas vacinas aprovadas no Brasil, não podemos perder tempo para iniciar o processo de imunização da população. Assim que o Ministério da Saúde enviar as doses à nossa cidade, vamos iniciar uma grande campanha de vacinação. O Recife está pronto", escreveu João Campos nas redes sociais.