O deputado federal Raul Henry (MDB) está colhendo assinaturas para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara dos Deputados, com intuito de investigar as causas e os responsáveis pelo colapso do sistema de saúde em Manaus, no Amazonas. O pernambucano apresentou a proposta, nessa terça-feira (19), e agora precisa de 171 assinaturas.
>> Covid-19: 115 pacientes foram transferidos do Amazonas para tratamento
>> Secretário de Saúde de cidade no Sertão é alvo de críticas após receber vacina contra a covid-19
Em sua justificativa, Henry aponta que o maior de todos os absurdos durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), no Brasil, "foi o colapso no sistema de saúde de Manaus", em propagação pelo interior da região Norte do País. A falta de oxigênio hospitalar culminou na morte de várias pessoas por asfixia no Amazonas.
Além de Raul Henry, parlamentares da Câmara e do Senado também colhem assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a conduta do governo Jair Bolsonaro (sem partido) na condução do enfrentamento à covid-19 e no colapso da saúde em Manaus.
>> Placar do Impeachment de Bolsonaro: veja posição de deputados sobre processo contra o presidente
Os líderes da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), e do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), ambos de oposição a Bolsonaro, começaram essa mobilização. Eles necessitam de 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara.
Segundo o requerimento, o governo federal tem, sistematicamente, violado os direitos fundamentais básicos de toda a população brasileira à vida e à saúde e, apesar de não citar o nome do ministro da Saúde, Eduardo Pauzello, o documento menciona episódio de suposta omissão em relação à vacinação e a Manaus, por exemplo.
“Com o recrudescimento da Covid-19 em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, as omissões e ações erráticas do governo federal não podem mais passar incólumes ao devido controle do Poder Legislativo”, diz trecho da justificativa de Molon e Randolfe.
Raul explicou ao JC que sua proposição é específica sobre o Amazonas e que uma CPI não exclui a CPMI e vice-versa. "Já disparei mensagens aos deputados nesta manhã para colher as assinaturas", detalhou. Vamos apurar as responsabilidades, não podemos partir de um pré-julgamento de quem foi o responsável, por isso essa proposta de investigação", completou.