O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou em Caruaru, nesta sexta-feira (18), R$ 30 milhões para a melhoria do acesso ao Aeroporto Oscar Laranjeira e obras de infraestrutura em turismo e lazer no município do Agreste pernambucano.
O ministro foi recepcionado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB) e trouxe consigo uma comitiva do governo federal composta pelo ministro da Cidadania, João Roma; do secretário especial de Cultura, Mario Frias; do presidente da Embratur, Carlos Brito; e da presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
À Rádio Jornal Caruaru, o ministro falou sobre o investimento e destacou que o recurso já está disponível na Caixa Econômica Federal. "Só aqui em Caruaru estamos com várias entregas como a rodovia de acesso ao aeroporto, a requalificação do Auto do Moura, do Centro de Artesanatos, a Pracinha da Cultura, que é do governo federal. Somos um governo itinerante, rodamos o País e vamos onde acontecem as coisas", afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Raquel Lyra também falou sobre os anúncios. "Hoje, o ministro Gilson Machado vem anunciar investimento já contemplado no orçamento desse ano, na ordem de R$ 30 milhões, investimentos em infraestrutura turística e cultural, permitindo emprego e renda nessa área que tanto vai crescer durante e com pós pandemia pandemia. A reforma do espaço cultural Tancredo Neves, do Museu do Barro, dos galpões da estação ferroviária, os acessos ao Aeroporto e ao Alto do Moura, um centro de artesanato no Alto do Moura, aliado a um parque e investimento na infraestrutura do parque Vasconcelos Sobrinho", comentou a gestora municipal.
Visitas
A comitiva realizou uma série de visitas em obras e instalações em Caruaru. O primeiro endereço visitado na Capital do Agreste foi o aeroporto, onde a comitiva desembarcou para uma visita técnica. Em seguida, as autoridades foram conferir o andamento das obras da Pracinha da Cultura, no Bairro da Boa Vista. O espaço tem 3 mil metros de área construída, contando com quadra poliesportiva, cineteatro, biblioteca, pista de cooper e de skate, além de salas multiuso e um Cras.
A última parada foi na antiga Estação Ferroviária do município. O espaço está passando por uma revitalização e contará com uma nova praça de eventos, que fará a integração com os 8 km da Via Parque, segundo a prefeitura, respeitando a memória ferroviária do local. O projeto também inclui espaços para atividades culturais e recreativas, manutenção das fachadas dos prédios históricos, assim como a implementação de um projeto paisagístico, em harmonia com as construções originais.
Em seguida, seguiram a um evento realizado no início da tarde, na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), onde Gilson Machado fez o anúncio dos recursos liberados.
Durante a apresentação, a Raquel Lyra pontuou alguns dos projetos que serão executados com os investimentos. "Uma das primeiras obras será a requalificação do portal da cidade, o caminho de acesso à rodoviária. Vamos transformar a via e deixar a nossa cidade mais bonita e atrativa", explicou Raquel. "Todos esses investimentos reafirmam a nossa vocação cultural e empreendedora. Cada real que será direcionado para o nosso município será transformado em qualidade de vida para a nossa gente", completou a tucana.
O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como Serra dos Cavalos, um patrimônio ambiental dos caruaruenses, receberá mais estrutura para receber os turistas. "O parque possui 300 hectares de mata atlântica preservada. Vamos investir em turismo sustentável, oferecendo mais estrutura para quem for visitar o local, trilhas, mirantes e uma unidade de educação ambiental", afirmou a prefeita.
O Espaço Cultural e o Museu do Barro são outros equipamentos que passarão por obras. Com a requalificação do museu, o espaço vai contar com lojas colaborativas, café, além do rico e já conhecido acervo das obras do Mestre Vitalino. Também será construído o Parque do Alto do Moura. O espaço ficará instalado logo na entrada do famoso ponto turístico da cidade. No local, o visitante encontrará um centro cultural, reunindo vários equipamentos para receber o turista da melhor forma possível. Também serão feitas intervenções que promoverão acessos para o Alto do Moura, aeroporto e Distrito Industrial, desafogando caminhos e trazendo acessos mais rápidos e fáceis.