Uma estátua em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro foi erguida no centro da cidade de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. A obra foi inaugurada durante manifestação pró-Bolsonaro realizada na última terça-feira, 7 de setembro. Com quase seis metros de altura e feita em ferro e metal, o presidente foi retratado como um guerreiro.
- Em nota conjunta contra declarações de Bolsonaro, PSL e DEM dizem que 'o Brasil real pede respostas enérgicas e imediatas'
- PSDB anuncia ida para a oposição e convoca forças de centro a formar frente contra Bolsonaro
- Em áudio, Bolsonaro pede a caminhoneiros o fim de bloqueios em estradas; ouça
- 'Nem Bolsonaro, nem Lula' dá lugar a 'fora Bolsonaro' no protesto organizado por MBL, Vem Pra Rua e Livres
De acordo com informações do jornal O Globo, a instalação foi organizada pelo Comitê pela Vida e Liberdade, composto por apoiadores de Jair Bolsonaro na cidade. A advogada Jabs Paim Bandeira, presidente do grupo, informou que a ideia surgiu há dois anos. Nos últimos meses, o projeto começou a ser posto em prática por confeccionadores. O corpo da estátua foi projetado por Luiz Grigolo. A cabeça, por sua vez, foi feita por uma indústria do setor agrícola na cidade.
Para custear a estátua, uma vaquinha eletrônica foi organizada pelas lideranças do grupo. Além disso, apesar, de início, ter se pensado em uma escultura itinerante, os responsáveis estudam formas de deixá-la em locais privados.
Nas redes sociais, no entanto, diversos foram os comentários em relação à aparência da estátua. Segundo diversos internautas, a obra é desproporcional e, até mesmo, macabra. Com a repercussão do fato, o nome da cidade chegou a ficar entre os assuntos mais comentados no Twitter.