Após várias trocas públicas de elogios, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), anunciaram oficialmente que estarão juntos nas eleições de 2022 em Pernambuco. Através de nota, PSDB, PL, PSC e Cidadania divulgaram que marcharão ao lado do mesmo candidato a governador no próximo pleito, candidato este que não deve ser o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que no sábado entrará oficialmente no Democratas como nome da agremiação ao Palácio do Campo das Princesas.
"Hoje estamos dando o primeiro grande passo para formar uma ampla frente e incorporar todas as forças políticas que quiserem integrar esse movimento. O nosso Estado tem nas lutas e conquistas uma grande História. Por isto, precisamos voltar a colocar as pessoas à frente e os interesses de Pernambuco e de seus municípios como prioridade", diz trecho do documento.
>> Raquel Lyra critica Paulo Câmara e admite aliança com Anderson Ferreira
Mais adiante, o grupo fala da importância de se enfrentar os desafios do Estado e diz que vai iniciar uma série de tratativas para decidir quem irá representar o coletivo nas urnas. "A partir de hoje, vamos iniciar um ciclo de debates e construir um projeto que apresente soluções e que volte a unir os pernambucanos. Seguiremos juntos para fortalecer ainda mais esse movimento, que é aberto a todos, construindo essa nova agenda a favor de Pernambuco".
Segundo o deputado federal Daniel Coelho, que comanda o Cidadania em Pernambuco, o fato das legendas terem decidido se unir no próximo ano não quer dizer que elas romperam com o Democratas, partido que até então estava com elas no mesmo bloco oposicionista. "O DEM já deixou claro que tem candidato. Temos todos respeito por isso. É legítimo. Como é legítimo que esses quatro partidos afirmem que juntos escolherão um candidato", explicou o parlamentar.
Neste novo grupo, dois nomes são colocados como possíveis postulantes ao Executivo estadual: Anderson e Raquel. Em agosto deste ano, o Cidadania decidiu, durante evento em Caruaru, que apoiaria a candidatura de Raquel Lyra, caso a gestora decida disputar as próximas eleições. Agora, o coletivo diz que a definição da cabeça da chapa se dará ao longo dos próximos meses, muito embora comente-se, nos bastidores, que na realidade o desejo de Anderson Ferreira é concorrer ao Senado.
O prefeito Miguel Coelho e o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, foram procurados pela reportagem para comentar a decisão dos aliados, mas não foram localizados pelo JC até a publicação deste texto.
Leia a nota na íntegra:
Hoje estamos dando o primeiro grande passo para formar uma ampla frente e incorporar todas as forças políticas que quiserem integrar esse movimento.
O nosso Estado tem nas lutas e conquistas uma grande História.
Por isto, precisamos voltar a colocar as pessoas à frente e os interesses de Pernambuco e de seus municípios como prioridade.
Isso passa por ter coragem de enfrentar e encontrar soluções para os nossos desafios. Mas precisamos também recuperar a nossa autoestima, a nossa confiança, e, sobretudo, a nossa esperança.
A partir de hoje, vamos iniciar um ciclo de debates e construir um projeto que apresente soluções e que volte a unir os pernambucanos.
Seguiremos juntos para fortalecer ainda mais esse movimento, que é aberto a todos, construindo essa nova agenda a favor de Pernambuco.
PSDB, PL, PSC e Cidadania