PÉRIPLO PELO NORDESTE E MG

'Nenhum nordestino fica para trás', diz Bolsonaro a caminho de Pernambuco, onde entrega obras hídricas

A declaração foi feita em um vídeo gravado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 21/10/2021 às 9:43 | Atualizado em 21/10/2021 às 10:01
Notícia
X

Em um vídeo gravado a caminho do Nordeste, nesta quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que “nenhum nordestino fica para trás” em interação com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que comentava a visita do mandatário a Pernambuco.

“Pessoal, estamos chegando de 12h aí em Pernambuco”, afirmou Machado Neto, citando cidades do Estado. Ao passar fala para o presidente, o ministro disse que muitas pessoas de moto iriam acompanhar a visita de Bolsonaro a Sertânia, no Sertão. “Opa! Um abraço para Pernambuco. Nenhum nordestino fica para trás”, respondeu Bolsonaro.

Nas imagens, é possível ver diversas autoridades, como o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e os deputados federais Pastor Eurico (Patriota) e André Ferreira (PSC), além do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM).

De olho em 2022, a visita de Bolsonaro ao Estado ocorre durante um périplo dele pelo Nordeste, onde seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT), detém considerável base de apoio. Na região, o atual chefe do Poder Executivo federal amarga baixos índices de aprovação, por isso tenta reverter sua impopularidade nesta incursão pelos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais.

Visita presidencial

Em périplo pelo Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarca mais uma vez em terras pernambucanas nesta quinta-feira (21). O mandatário chega ao Estado para inaugurar mais um trecho do Ramal do Agreste, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco.

No começo da manhã desta quinta, o município ainda tinha movimentação abaixo do habitual em visitas presidenciais. Segundo a repórter Nayara Vila Nova, da TV Jornal Interior, o evento de inauguração será realizado em uma área fora da cidade, que tem um acesso difícil, o que pode influenciar na movimentação. Além disso, a cerimônia não será aberta ao público.

O Ramal do Agreste vai levar a água para a Adutora do Agreste, que vai distribuir a água do São Francisco para 23 municípios na primeira etapa, que está em obras desde 2013.

A obra está sendo executada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com investimento de R$ 1,67 bilhão. Quando pronto, o Ramal terá 70,8 km de extensão e capacidade de vazão de 8 mil litros de água por segundo.

Já a primeira fase da Adutora do Agreste está sendo construída pela Compesa e teve suas obras paralisadas várias vezes devido à falta de repasse de recursos do governo federal, segundo a administração estadual. O MDR, porém, afirma que Pernambuco não investiu dinheiro para fazer a ligação. A primeira etapa da Adutora só será concluída em 2022, caso o governo federal repasse R$ 200 milhões para a conclusão das obras.

Na manhã desta quinta-feira (21), o presidente foi ao Twitter para falar sobre a expectativa da visita a Pernambuco.

Além disso, o Governo Federal também vai inaugurar na Barragem de Campos a captação definitiva do Ramal de Sertânia, estrutura da Adutora do Pajeú, que pode beneficiar os 35 mil habitantes da cidade sertaneja. 

A visita presidencial faz parte de um ciclo de nove viagens ao Nordeste e Minas Gerais, para divulgar a Jornada das Águas. No mesmo dia, o mandatário também cumpre agenda na Paraíba, onde fará também uma visita às obras do Ramal do Apodi.

O ramal do Apodi levará água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará. A obra beneficiará 32 cidades no Rio Grande do Norte, 13 na Paraíba e nove no Ceará.

Motociata no Agreste

Na última vez que Bolsonaro veio a Pernambuco, em setembro de 2021, ele participou de eventos sociais e militares no Recife. Na cidade, ele visitou o Quartel do Cabanga, onde conheceu a sede da Orquestra Criança Cidadã e assistiu a uma apresentação musical. 

O gestor participou da cerimônia de Passagem de Cargo do Novo Comandante Militar do Nordeste, do General Marco Antônio Freire Gomes para o General Richard Fernandez Nunes. Na capital pernambucana, o presidente também se reuniu com empresários para ouvir as demandas do segmento.

Além disso, o chefe do Poder Executivo nacional marcou presença em uma motociata realizada no Agreste do Estado, que reuniu milhares de pessoas.

Tags

Autor