PROJETO DE LEI

Música gospel pode ser declarada patrimônio cultural imaterial do Recife; entenda

Se aprovado, o PL iguala a música gospel a outros gêneros musicais, como o Brega, que se tornou patrimônio imaterial do Recife em julho de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 04/11/2021 às 8:10 | Atualizado em 04/11/2021 às 18:24
Notícia
X

A música gospel pode ser declarada patrimônio cultural imaterial do Recife. É o que prevê um projeto de lei ordinária apresentado pelo vereador Pastor Júnior Tércio (Podemos) na Câmara Municipal da capital pernambucana. Para começar a valer, o texto precisa ser aprovado por comissões da Casa e, em seguida, pelo plenário. Só após isso, será encaminhado para sanção ou veto do prefeito João Campos (PSB).

Se aprovado e receber o aval da gestão municipal, o PL iguala a música gospel a outros gêneros musicais, como o Brega, que se tornou patrimônio imaterial do Recife em julho de 2021.

Justificativa

Ao justificar o projeto, o parlamentar do Podemos afirma que a música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, até como um produto de entretenimento para o mercado comercial. “O objetivo principal é a evangelização, ou seja, que as pessoas confraternizem e conheçam a palavra de Deus”, explica o vereador.

Tércio lembra ainda que Pernambuco é o Estado com a maior concentração de evangélicos do Nordeste, tanto em números absolutos quanto em termos proporcionais. “Um em cada cinco pernambucanos se declara protestante, de acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, argumenta ele.

REPRODUÇÃO/CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE
PASTOR Júnior Tércio usou a palavra "nojo" para se referir à iniciativa - REPRODUÇÃO/CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE

Segundo o vereador, o quantitativo supera em mais de 250 mil pessoas a população de todo o Recife. A Avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife, simboliza a força dos protestantes. “Um trecho da via um pouco menor do que um quilômetro de extensão abriga oito templos, de tamanhos variados”, pontua.

Amazon Music

O streaming de música da Amazon oferece vasto catálogo para todos os gostos. No momento, o serviço está oferecendo 3 meses grátis. Clique aqui e saiba mais detalhes.

* Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliado.

 

 

Tags

Autor