Pré-candidato

Miguel Coelho dá adeus à Prefeitura de Petrolina com ato rico em propostas de governo e críticas a Paulo Câmara

O agora ex-gestor passou 5 anos e 3 meses no comando de Petrolina. Ele renunciou ao cargo para tentar tornar-se governador

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 30/03/2022 às 21:47
AYRTON LATAPIAT/DIVULGAÇÃO
REDE SOCIAL Em vídeo, Miguel Coelho foca nos policiais militares - FOTO: AYRTON LATAPIAT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Pouco mais de 5 anos após iniciar seu primeiro mandato como prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil) oficializou, nesta quarta-feira (30), sua saída do cargo para disputar o Governo de Pernambuco nas eleições de outubro. A despedida do gestor da chefia do Executivo municipal não ocorreu sem pompa, e foi celebrada com um grande ato em agradecimento aos petrolinenses que contou com a presença dos seus familiares, além de diversas lideranças políticas, como o ex-governador e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (UB), e os deputados estaduais Alessandra Vieira (UB) e Romero Sales Filho (UB).

Com o adeus de Miguel, assumiu o posto de prefeito de Petrolina Simão Durando (UB), então vice-prefeito e aliado de primeira hora da família Coelho. “Hoje é dia de um até logo. Até logo para um parceiro de trabalho na Prefeitura de Petrolina, pois nossa amizade é eterna, irmãos de uma vida! (...) Sou muito seu fã, te admiro demais e aprendi muito com você! Sou muito grato por tudo! Agora, você vai para uma nova jornada, voos mais altos, vai conquistar o nosso Pernambuco, porque Petrolina já é sua casa!”, declarou Durando, em suas redes sociais.

O evento desta noite foi iniciado com apresentações musicais de artistas locais e com a exibição de vídeos em homenagem à trajetória política do político sertanejo. Na ocasião, ele também lançou o jingle da sua pré-campanha, que chama atenção para problemas do Estado, como o desemprego, e diz que “um novo tempo já raiou” e “Pernambuco vai brilhar de novo” caso Miguel se torne governador.

Em longo pronunciamento, Miguel Coelho relembrou momentos marcantes da história da sua família, como a eleição municipal de 2004, quando o seu pai, o hoje senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), foi reeleito prefeito de Petrolina, e a campanha de 2016, quando ele mesmo chegou à chefia do Executivo local. O pré-candidato fez questão de destacar ações desenvolvidas por ele ao longo dos seus dois mandatos.

“A vitória (nas urnas) nos deu a oportunidade de escrever um novo momento na história de Petrolina. Dificuldades e obstáculos foram muitos nesse caminho, mas sem perder a fé e combatendo sempre o bom combate, busquei honrar a confiança do voto que recebemos. Achava a energia e a força necessárias para me manter sempre firme, sereno e determinado, em busca do nosso principal objetivo, recuperar a autoestima e fortalecer o orgulho da nossa gente para com Petrolina. E este mais do que qualquer um dos resultados que conseguimos alcançar, é a nossa maior conquista nos últimos anos, ver a população com a autoestima elevada e cheia de orgulho pela cidade em que vivemos”, declarou Miguel.

Forte opositor do governo Paulo Câmara (PSB), Miguel também apontou o que considera falhas da gestão atual, disse que “falta liderança” no Estado e que o atual governador “terceiriza” as suas responsabilidades. Durante a sua fala, Miguel ainda apresentou algumas das propostas que pretende detalhar à população do Estado ao longo da campanha, algumas delas relacionadas à segurança pública.

“Temos que promover a devida valorização salarial de todas as categorias da segurança pública, vamos acabar com as faixas da PM, promovendo a integração com as guardas municipais e forças nacionais. Usar a inteligência para proteger os nossos homens e mulheres de farda. Investir pesado para modernizar todo o aparato de segurança, ampliando presídios, renovando a frota, apoiando o trabalho rotineiro, com o auxílio fardamento digno, realizando novos concursos e outras ações. Nossa proposta central de segurança é: estaremos ao lado dos nossos policiais sempre, para proteger e cuidar a qualquer custo da vida do povo pernambucano”, frisou o pré-candidato a governador.

Na saúde, Miguel defendeu parcerias com a iniciativa privada para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e na educação, o ex-prefeito disse que implementaria o ICMS da Primeira Infância. “O Estado precisa mudar a sua atitude e passar a dedicar uma atenção especial à primeira infância. Precisamos apoiar os municípios para que as famílias tenham acesso a uma rede humanizada de pré-natal, uma rede de unidades educacionais de qualidade, desde creches a pré-escolas e temos propostas muito claras quanto a isso. Uma delas é criar o ICMS da primeira infância, um incentivo por meio da transferência de recursos para reconhecer as prefeituras que conseguirem ampliar o seu cuidado e atenção com as crianças”, explicou.

Miguel Coelho finalizou o seu discurso agradecendo a aliados e familiares e afirmando que agora vai iniciar uma nova etapa na sua trajetória pública. Após o ato, ele seguiu a pé para a sede da Prefeitura de Petrolina, onde ele assinou a sua renúncia e Simão Durando assumiu o cargo de prefeito.

Pré-candidato a governador, Miguel Coelho ainda quer menos candidaturas de oposição ao Governo de Pernambuco

Nesta quarta (30), o gestor deixa a Prefeitura de Petrolina de olho no Governo de Pernambuco

Pré-candidato a governador, Miguel Coelho ainda quer menos candidaturas de oposição ao Governo de Pernambuco

Pré-candidato a governador de Pernambuco, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), afirmou que o diálogo com os outros pré-candidatos da oposição continua sendo feito e não descarta que o bloco possa ter uma redução do número de candidaturas.

Com a entrada da deputada federal Marília Arraes no páreo, pré-candidata ao governo pelo Solidariedade, Miguel Coelho tem buscado estreitar as conversas com a parlamentar, o que reforça a tese sobre a possibilidade de ter o apoio da ex-petista em seu palanque.

Nos bastidores, a leitura é de que muitas conversas ainda vão ser feitas até o final de maio.

Em entrevista ao programa O Povo na TV, da TV Jornal Interior, nesta quarta-feira (30), o gestor comentou sobre sua renúncia ao cargo de prefeito para disputar o comando do Palácio do Campo das Princesas.

"É um sentimento de dever cumprido e com muita esperança de resgatar a força do povo pernambucano e o protagonismo do Estado”, declarou Coelho. Ele vai intensificar as visitas em todas as regiões do Estado para identificar quais são as demandas de cada município.

À noite, nesta quarta, o gestor comandará um ato simbólico de agradecimento aos petrolinenses. A solenidade ocorrerá às 19h, no Centro Cultural Dom Bosco, em frente à igreja catedral, e também marcará a posse do atual vice, Simão Durando (UB), como o novo prefeito de Petrolina. 

Comentários

Últimas notícias