Convidada pelo PDT de Pernambuco para se candidatar a deputada federal nestas eleições, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou de inserção nacional de TV com as principais lideranças femininas do partido no Brasil. A peça foi veiculada nessa terça-feira (1º), e contou com a participação do ex-ministro e pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes.
“As desigualdades de gênero só podem ser enfrentadas com maior participação das mulheres na política. Vamos juntas e juntos defender um Projeto Nacional de Desenvolvimento que valoriza a liderança feminina”, afirmou Isabella.
Além disso, ter Isabella como candidata poderia ajudar a impulsionar o partido na missão de ampliar sua representatividade no Congresso Nacional, já que nas eleições de 2020, o PDT não conseguiu eleger nenhum vereador para a Câmara Municipal do Recife. “Já tive uma conversa com Isabella de Roldão, onde a convidei para ser deputada federal. Ela ficou reticente, porque acabou de disputar a eleição em 2020, mas disse que seria uma soldada do partido e que não se furtaria em aceitar essa missão, ela está em um bom momento”, disse Wolney, em entrevista ao JC.
Ver essa foto no Instagram
Pela regra eleitoral, a vice-prefeita do Recife não precisaria se desincompatibilizar do cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Segundo a Lei Complementar nº 64/90, em seu art. 1º, § 2º, os vices (vice-presidente, vice-governador, e vice-prefeito), poderão candidatar-se a outros cargos, preservando seus mandatos, desde que, nos seis meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular.
Também aparecem na propaganda a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, as deputada estaduais Juliana Brizola (RS), Delegada Martha Rocha (RJ), a vice-presidente do PDT de São Paulo, Gleides Sodré, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, a ex-reitora da USP, Suely Vilela, a pré-candidata a governadora no Amazonas, Carol Braz, a vice-presidente nacional do PDT e presidente nacional da Ação Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio. Ciro Gomes destacou a força das mulheres e argumentou que a participação feminina cresce e melhora o Brasil.