Eleições 2022

Geraldo Julio vai participar da campanha de Danilo Cabral? Veja o que dizem políticos do PSB

Existe uma expectativa dentro do PSB que o ex-prefeito do Recife possa se engajar mais durante a campanha de Danilo Cabral

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/04/2022 às 7:00
Notícia
X

O papel do ex-prefeito do Recife e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, na campanha do pré-candidato a governador de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral, ainda é uma incógnita para o PSB. Antes mesmo de declinar da condição de candidato natural nas eleições de 2022, o ex-gestor já vinha adotando uma postura mais discreta, evitando grandes aparições.

Diante desse comportamento, correligionários afirmam não saber que tipo de função Geraldo poderá exercer na campanha, diferentemente da sua atuação nos últimos pleitos, que ajudaram a reeleger o governador Paulo Câmara, em 2018, e eleger o prefeito do Recife João Campos, em 2020.

“Esperamos que ele esteja conosco na defesa do nosso candidato. Naturalmente, por ser secretário estadual, ele tem suas atribuições, mas ele vai participar da eleição, vai se engajar sim”, disse um socialista em reserva.

“Em tese, existe a expectativa de que ele possa se engajar mais na campanha, mas neste momento ele não tem dado nenhum sinal concreto de como será sua atuação. Ele tem adotado um comportamento mais distante”, afirmou uma fonte ligada ao Palácio do Campo das Princesas.

Alguns socialistas lamentam que, diante da dimensão política que Geraldo Julio alcançou desde que foi eleito prefeito do Recife em 2012, ele esteja dando sinais de distanciamento, por outro lado, há quem acredite que o compromisso com o partido poderá falar mais alto.

“Geraldo Julio será um dos grandes articuladores da campanha de Danilo, devido ao político que é e sua experiência de gestão. Ele vai servir, principalmente, como um dos condutores na Região Metropolitana, até pela inserção forte que ele tem, de ter sido prefeito do Recife. Se ele não for o coordenador geral da campanha, certamente terá um papel fundamental na construção e articulação da campanha de Danilo”, defendeu o deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Diogo Moraes.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, questionando se ele gostaria de comentar sobre o seu papel nas eleições deste ano, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Trajetória

Prefeito do Recife por dois mandatos, Geraldo Julio migrou do perfil puramente técnico para ser uma figura política e de articulação do PSB. A prova desse desempenho foi constatada nas eleições de 2014 e de 2018, quando foi alçado à função de coordenador geral da campanha do governador Paulo Câmara.

No pleito pela reeleição do chefe do Executivo, o discurso de Geraldo foi alinhado à defesa do ex-presidente Lula, que estava preso na ocasião, mas tinha declarado apoio ao palanque do PSB em Pernambuco. Além disso, ele era enfático em suas críticas aos opositores na época.

No entanto, quando o assunto foi eleger o seu sucessor à frente da Prefeitura do Recife, o ex-prefeito adotou outra postura, mas não deixou de estar na linha de frente das estratégias de campanha do então deputado federal João Campos.

Com alto índice de rejeição da sua gestão e sete operações da Polícia Federal (PF) em curso para investigar supostas irregularidades do Executivo com relação às ações de enfrentamento contra a covid-19, Geraldo só teve sua imagem vinculada à campanha de João Campos, praticamente no final do período da propaganda eleitoral.

Visibilidade

Assim que concluiu o mandato de 8 anos à frente da Prefeitura do Recife, Geraldo Julio foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico. Na ocasião, a leitura era de que ele pudesse ter mais visibilidade em todo o Estado e, assim, ir angariando apoio de prefeitos e lideranças, tornando-se mais conhecido pela população.

O que se viu na verdade, foi justamente o contrário e passou a ser questionado que tipo de estratégia estava sendo tomada com relação ao então candidato natural ao Governo do Estado. A ausência do ex-prefeito nos anúncios feitos sobre a ações de enfrentamento a covid-19, sendo sempre substituído pela secretária-executiva Ana Paula Vilaça, não passou despercebida.

Até que em agosto de 2021, conforme revelado com exclusividade pela coluna Cena Política, ele havia decidido não ser candidato. Até o momento, especula-se que ele possa disputar uma vaga de deputado federal, mas isso também tem sido colocado em xeque já que impacta no espólio eleitoral dos candidatos que têm sua base no Recife.

 

Hélia Scheppa/SEI
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio (PSB), governador Paulo Câmara (PSB) e prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Hélia Scheppa/SEI

Tags

Autor