Eleições 2022

Segurança pública entra na pauta dos pré-candidatos de centro-direita ao Governo de Pernambuco

Críticas da oposição surgem após a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgar, na última segunda-feira (18), que registrou 965 homicídios apenas nos três primeiros meses de 2022

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 19/04/2022 às 14:48
DIVULGAÇÃO
TERCEIRA VIA Bivar ofereceu candidatura em São Paulo, não à Presidência - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Principais pré-candidatos de centro-direita ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) fizeram duras críticas à segurança pública de Pernambuco após a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgar, na última segunda-feira (18), que registrou 965 homicídios apenas nos três primeiros meses de 2022. O número corresponde a um aumento de 16,5% nos casos de assassinatos, com relação ao mesmo período do ano passado, quando 828 pessoas foram mortas de forma violenta.

"É um absurdo que temas sensíveis como o da segurança pública e a este relacionados sigam sendo ignorados pelo governador Paulo Câmara, bem como tenhamos que assistir seu apadrinhado, o pré-candidato Danilo Cabral (PSB), sugerir que a escalada da violência fique de fora dos debates políticos. Essa mania do PSB de varrer para debaixo do tapete e empurrar com a barriga discussões importantes não gera resultado positivo algum para a sociedade, e só contribui para o aumento no desgaste dessa que é, sem dúvida, a melhor Polícia Militar do Brasil, mas que sofre por estar sob a incompetência do seu comandante direto, o governador do Estado", declarou Anderson, em entrevista à rádio Cabo FM.

Nas suas redes sociais, Miguel Coelho divulgou um artigo publicado ontem neste JC, em que defende que o aumento da criminalidade em Pernambuco é fruto "da ausência, ineficiência e descaso do Governo do Estado". Segundo o ex-prefeito de Petrolina, caso eleito, estará "do lado da população e dos nossos policiais sempre".

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco e irmão de Miguel, Antônio Coelho (UB) também endureceu o tom contra o Executivo estadual. "O governo Paulo Câmara tem perdido a mão na segurança pública. Essa postura vem contribuindo de forma contundente para a falta de segurança em Pernambuco e tem nos levado a situações delicadas como a vivida em Porto de Galinhas recentemente e também no município de Goiana, que está sofrendo com a violência crescente, tanto que registrou no mês passado o pior março dos últimos 14 anos", frisou o parlamentar.

Nesta terça-feira (19), às 19h, Miguel discute a crise na segurança do Estado durante uma live com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Rafael Cavalcanti. A transmissão será realizada nos perfis do pré-candidato no Facebook e no Instagram.

Raquel Lyra, por sua vez, lamentou os números apresentados ontem pela SDS. "Pernambuco, como divulgado pelos jornais do nosso Estado, figura entre os três estados mais violentos do Brasil, de onde mais morreu gente de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). É sobre isso que a gente precisa falar. Em Caruaru, a gente conseguiu reduzir, ao longo do tempo, em mais de 50% esses crimes, de 2017 para cá. Chegamos em 2017 com indicador de guerra civil em Caruaru", afirmou a tucana.

Comentários

Últimas notícias